É importante levar em consideração, na hora de pensar na universidade, a avaliação da qualidade educacional,  da infraestrutura, dos docentes e discentes, entre outros fatores. Anualmente, todos esses requisitos são julgados para que as instituições públicas que exercessem seu papel com excelência sejam reconhecidas e para que as outras tenham uma meta de qualidade a alcançar. Você sabe quais são elas? Conheça  a seguir as 7 melhores faculdades públicas do Brasil.

1. Universidade de São Paulo (USP)

Sendo uma das quatro universidades públicas de São Paulo, a USP destaca-se por ser uma das maiores e mais importantes universidades do país com suas 42 unidades de ensino e pesquisa. A oferta de vagas da Universidade de São Paulo é grande para compensar a demanda.

2. Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Reconhecida não somente por seu desempenho educacional e no campo da pesquisa, a Unesp se destaca também por sua prestação de serviço à comunidade. A instituição oferece mais de 150 cursos de graduação.

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Situada no estado de São Paulo, a Unicamp tem atuação prestigiada nos cursos de pós-graduação. Além disso, a fundação representa uma boa porcentagem da produção de pesquisa no país.

4. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição pública de responsabilidade das Forças Aéreas Brasileiras. Os cursos de graduação e pós-graduação do ITA estão relacionados a área de engenharia.

5. Universidade de Brasília (UnB)

Tendo sua sede em Brasília, a UnB tem um dos maiores orçamentos do país. A universidade é uma das maiores e tem excelência na área de ensino e de pesquisa.

6. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, a UFSCar dispões de 48 departamentos acadêmicos. O número de artigos publicados por estudantes da universidade é cada vez maior.

7. Undaniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Sendo um dos maiores núcleos de inovação brasileiro, a UFMG é uma das universidades mais importantes do país e também a que mais oferece cursos e programas de ensino.

Como ingressar em uma das universidades públicas acima?

Quer realizar o sonho de iniciar um curso em uma instituição pública de prestígio? O primeiro passo é fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e depois, você deve se inscrever no SISU 2019. O Sistema de Seleção Unificada, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), é a plataforma pela qual as vagas das instituições públicas são distribuídas.

Se inscrever no SISU é simples.  Quando o sistema abrir o período de inscrição, você deve acessar o site oficial e fornecer seus dados para cadastro. Você terá direito a escolher duas opções de curso para concorrer a uma vaga. O sistema dará preferência a sua primeira opção. Durante os dias em que o SISU estará funcionando são lançados pontos de corte para cada curso.

É importante que você acesse diariamente o sistema para ficar informado sobre sua posição na concorrência. O SISU também abre inscrição no meio do ano e você pode tentar ingressar na instituição de sua escolha novamente. Não perca a chance de estudar em uma universidade de qualidade!