Com o começo do ano surgem as taxas obrigatórias que precisamos pagar. Para os proprietários de veículos, um dos valores obrigatórios mais importantes é o IPVA, pois sem o pagamento dele, fica inviável solicitar o seu licenciamento para dirigir. Portanto, para não ficar irregular com o Detran e não acabar pagando juros altíssimos por atraso, veja abaixo como emitir o seu boleto passo a passo.

O Imposto Para Proprietário de Veículos é um dos impostos mais importantes para o brasileiro. Além disso, é também uma das taxas mais altas e é melhor que o motorista esteja pronto para ela.

Junto a cobrança do IPVA, estará o requirimento para que você pague o DPVAT. Esta taxa de seguro representa cobertura para você, que pode ser ressarcido em caso de acidentes de trânsito.

Geralmente estes dois valores chegam para você no mesmo boleto, mas caso precise ou deseje efetuar o pagamento separado, você pode optar pelo boleto DPVAT separado do IPVA 2020.

Passo 1

Seja para gerar o boleto do IPVA ou do DPVAT 2020, você precisará acessar o site do Detran. Cada rgião possui um Detran responsável pelo seu estado, portanto, você deverá acessar a plataforma digital de atendimento para a sua região.

Passo 2

Depois de acessar o site, você deve acessar as informações do seu veículo informando a placa do mesmo e o RENAVAM. Estes dados permitem o registro das atividades do seu veículo, como multas em aberto e cobranças de juros.

Passo 3

Se você estiver devendo o IPVA, é importante ressaltar que será aplicado um valor de juros para o seu boleto. Você pode conferir essas informações no próprios site.

Passo 4

Você pode pagar o IPVA de duas formas: à vista ou em três vezes no boleto. A maioria dos estados oferece desconto para quem optar pagar à vista e você deve saber que pode ficar mais caro pagar o IPVA em três vezes. No site do Detran, você deve escolher a sua forma de pagamento antes de emitir o boleto.

Passo 5

Depois de concluir a última etapa, verifique todos os dados e confirme a forma de pagamento. Depois da emissão do boleto, se optar por parcelar, você deverá cumprir com as mensalidades dentro do prazo.

Passo 6

Dados conferidos? Excelente! Agora você pode gerar e imprimir o seu boleto IPVA ou DPVAT. Fique atento à validade do boleto para não precisar gerá-lo novamente e efetue o pagamento em uma casa lotérica ou em um banco disponível.