O PIS é um direito do trabalhador brasileiro e pode proporcionar o pagamento de um valor muito importante. Anualmente, este benefício é pago em lotes e por isso, o beneficiário deve ficar atento às datas deste pagamento. Mas e para quem não sacou o PIS dentro do prazo estabelecido, qual é o procedimento? Para entender melhor sobre este direito, confira as informações a seguir:

O que é o PIS?

O Programa de Interação Social (PIS) representa um desconto mensal do seu salário bruto. Depois dos descontos aplicados, o seu saque será do salário liquido, que é o valor após as taxas aplicadas.

Este desconto é fundamental para assegurar alguns benefícios para você, como por exemplo o abono salarial. Este pagamento varia de acordo com o tempo de serviço prestado, podendo chegar até a um salário mínimo vigente. Para verificar o valor que você receberá, confira a tabela do PIS.

Vale lembrar que o PIS é um recurso destinado aos trabalhadores da rede privada e administrado pela Caixa Econômica Federal. Os funcionários públicos, este benefício é o PASEP. Ambos têm o seu próprio prazo de saque, por isso, fique atento!

Quem tem direito?

Depois de diversas reformas proporcionadas pelo governo do Presidente Michel Temer, o PIS também passou por algumas mudanças. De acordo com as novas regras PISpara sacar o abono salarial será preciso:

  • Ter exercido pelo menos 30 dias de trabalho, consecutivos ou não, mediante remuneração. Lembrando que o pagamento do PIS será efetuado de acordo com os dias de serviço prestados;
  • Ter trabalhado todos os meses do ano, para receber o valor total, ou seja, o salário mínimo;
  • Receber até três salários mínimos no ano base;
  • Ter seus dados devidamente informados pelo empregador no RAIS;
  • Ter registro no Programa de Integração Social há, pelo menos, cinco anos.

E quem não sacou?

Como o PIS é pago em lotes, os beneficiários acabam ficando confusos e não sabem quando podem sacar o seu pagamento. Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento ao depósito do seu abono salarial. Você pode verificar o saldo PIS pela internet a fim de não perder o saque.

Se você perdeu o prazo de saque do PIS, o valor será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e você só poderá ter acesso ao dinheiro através de uma ação judicial. Caso o seu recurso venha a ser aprovado, o Governo Federal poderá liberar o saque para você.