A aposentadoria é o único benefício capaz de garantir uma terceira idade estável e mais tranquila para os contribuintes. O recurso promove o pagamento mensal de determinado valor por tempo vitalício ou um período determinado. Quem tem direito ao valor, deve solicitar a aposentadoria para passar a ser um beneficiado.

Passo 1

Em primeiro lugar, é necessário saber se você tem direito ao benefício. A aposentadoria é subdividida em algumas categorias, sendo referente aos professores, aos trabalhadores rurais, aos trabalhadores individuais, aos militars, entre outros.

Cada uma dessas funções pode ter um funcionamento diferente para a aquisição do benefício, mas em todos eles é necessário alcançar um determinado número de contribuições, assim como idade mínima para se aposentar.

Passo 2

Depois de identificar a sua categoria de serviço, é preciso avaliar o tipo de benefício solicitado. Além das regras diferentes para algumas funções, ainda existem as solicitações diferentes.

Estas podem ser: aposentadoria por contribuições, aposentadoria por idade mínima alcançada ou aposentadoria especial justificada por invalidez.

Passo 3

Feito isso, será a hora de reunir todos os seus documentos e comprovantes. Lembrando que o tempo de contribuição deve ser equivalente a 30 anos de contribuição com a Previdência Social.

Se você tem direito e já verificou as categorias de solicitação do benefício, reúna documentos que comprovem vínculo empregatício, como a carteira de trabalho, por exemplo.

Passo 4

Se toda a sua documentação está regular e você já pode fazer a solicitação, é necessário agendar serviços INSS 2020O INSS é o órgão responsável por alguns direitos da Previdência Social, como o auxílio-doença e a aposentadoria e será a ele que você deverá recorrer para requirir o seu recebimento.

O INSS ficou mais simples, sendo possível agendar o seu atendimento via telefone ou via internet. Assiim, as unidades da instituição ficam menos congestionadas e você realizar a sua solicitação sem tanta espera.

Passo 5

Quando agendar o dia do seu atendimento, lembre-se de levar toda a sua documentação. Um agente responsável pelo setor ajudará você a dar entrada. O pagamento da aposentadoria será efetuado em dias diferentes para cada beneficiário, por isso, é importante essa atento ao calendário INSS 2020.

Não deixe nenhuma brecha de informação! Solicite o seu benefício junto ao INSS e aguarda aprovação. Caso consiga a sua aposentadoria, você passará a receber o seu valor mensal. Verifique o calendário e saiba quando você pode realizar o seu saque.