O mercado de fusões e aquisições (M&A) continua sendo uma das principais escolhas de empreendedores que desejam ser mais competitivos e buscam expandir seus negócios.
Ainda que o volume de transações registrado este ano tenha sido abaixo dos anos anteriores, a perspectiva é que, para 2023, as operações de M&A voltem a despontar.
Até novembro, foram registradas 1.860 transações de fusões e aquisições no mercado brasileiro, 14% a menos que o computado no mesmo período de 2021, segundo dados da Transactional Track Record – TTR.
Para 2023, a expectativa é que uma possível redução na taxa de juros e maior definição sobre o cenário fiscal volte a movimentar o mercado de fusões e aquisições no Brasil.
Mas como saber se é o momento certo de realizar uma transação complexa como esta?
Primeiramente, é preciso entender como funciona a fusão ou aquisição de uma companhia.
- Fusão: Essa operação ocorre quando duas ou mais empresas se juntam para formar uma nova sociedade. Nesse caso, as companhias fundidas serão extintas, e passará a funcionar a nova empresa, que absorverá o patrimônio e recursos das sociedades anteriores, criando-se, assim, um novo CNPJ.
Nesse caso, também há diferentes tipos de fusão que podem ocorrer, como a fusão horizontal, que consiste na união de empresas do mesmo setor, servindo para ampliar a participação no segmento de atuação através da oferta de soluções similares; a fusão vertical, quando as empresas envolvidas atuam no mesmo ramo mas ofertando soluções diferentes, se complementando, assim, após a transação, ou até a formação de conglomerados, quando as empresas atuam em segmentos diferentes, o que é mais arriscado, pois exige expertise distintos nas áreas de atuação.
- Aquisição: Já a compra de uma empresa ocorre quando uma companhia absorve a outra por meio de uma aquisição. Assim, a empresa adquirida será extinta e absorvida pela adquirente.
Há também diferentes motivos para se adquirir uma empresa, podendo ser para expandir sua atuação no mercado ou simplesmente para eliminar concorrentes e fortalecer os negócios, podendo ser também a aquisição total ou parcial de uma companhia.
Agora que você já entendeu melhor a diferença entre fusão e aquisição, é preciso avaliar qual é a melhor estratégia para sua companhia de acordo com o momento profissional e situação atual do seu negócio.
Aqui listamos algumas vantagens que um empreendedor pode obter a partir de uma transação de fusões e aquisições.
- Economia de escala
Uma operação de M&A traz uma vantagem relacionada a ganhos ou economia de escala. Isso ocorre quando uma grande escala de produção acaba diluindo custos fixos, que podem ser administrativos, operacionais, entre outros. Assim, ocorre a consolidação das empresas envolvidas.
- Sinergias
Outro ganho está relacionado a sinergias, que podem ser operacionais, financeiras ou administrativas. Isso significa que a junção de duas ou mais empresas acabam deixando o negócio mais valioso do que se elas atuassem de maneira independente. Isso pode ocorrer através do maior alcance a clientes, ampliação da ofertas de produtos, fortalecimento da marca, entre outros.
- Expansão
Expandir os negócios para novos mercados é outra vantagem de um M&A, facilitando o acesso a novas geografias de forma a eliminar também barreiras culturais, jurídicas e regulatórias a partir da junção com uma empresa que já atua em outro estado ou país.
- Acesso a novos recursos
O acesso à capital humano qualificado e especializado, equipamentos e ferramentas tecnológicas também é uma vantagem que uma fusão ou aquisição pode proporcionar, permitindo um crescimento mais rápido do negócio do que se esse acesso ocorresse de maneira orgânica, a partir de investimentos na própria empresa.
- Diversificação
Por fim, diversificar a base de clientes, a oferta de produtos e a área de atuação é outro benefício de um M&A. Se as companhias já atuam em mercados semelhantes, é mais fácil obter uma complementaridade das soluções a partir da união dos portfólios.
Fusões e aquisições podem trazer muitas vantagens aos empreendedores, mas também há riscos inerentes a esse tipo de transação, que devem ser muito bem avaliados antes de se fechar um negócio. Por isso, é importante contar com uma assessoria especializada que ajude no processo de compra e venda, buscando criar mais valor com a transação, evitando cair em armadilhas.
Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.