Cabelo, restos de comida ou cal: a causa de um ralo entupido determina se o locatário ou o locador devem pagar os custos do conserto. Quem é o responsável quando.
Os inquilinos não têm de pagar automaticamente pela remoção dos entupimentos dos ralos contratando uma desentupidora. Eles só têm que pagar os custos se causaram a constipação.
Cabelo e restos de comida no ralo: o locatário paga
O proprietário é responsável por bloqueios que podem ser rastreados até o uso contratual. Se o bloqueio for causado por queda normal de cabelo durante o banho ou por resíduos de alimentos que não possam ser removidos durante a lavagem da louça, o inquilino não será responsável.
Objetos ou muito papel higiênico: os inquilinos são responsáveis
Isso também se aplica se o bloqueio for devido a defeitos estruturais ou calcificação dos tubos relacionada ao envelhecimento. No entanto, se, por exemplo, o filho pequeno do inquilino jogar objetos ou papel higiênico em excesso no vaso sanitário e entupi-lo, o inquilino deve corrigir o defeito.
O inquilino deve informar o locatário sobre o dreno bloqueado
Mesmo que o proprietário seja o responsável, o inquilino é obrigado a notificá-lo do bloqueio. Se ele não fizer isso e se houver uma inundação posteriormente devido ao bloqueio, o inquilino pode ser responsabilizado pelos danos resultantes.
Danos causados pela água do escoamento da varanda: o inquilino é responsável
Os inquilinos também devem manter o dreno da varanda livre no inverno – caso contrário, pode ser caro em caso de danos.
Dreno entupido: como liberá-lo novamente
Se o ralo estiver entupido, os remédios caseiros, como pó de café ou cola, têm maior probabilidade de ser contraproducentes.