Nível de maturidade organizacional: o que é, qual a importância e como avaliar na sua empresa

nível-de-maturidade-organizacional
nível-de-maturidade-organizacional

O que se espera de uma empresa é que, com o passar dos anos, ela evolua no que se refere ao nível de maturidade organizacional.

No entanto, com mercados cada vez mais concorridos, instabilidade econômica e aceleradas transformações tecnológicas tornam essa evolução mais desafiadora.

Tendo em vista como as dinâmicas se desdobram no contexto corporativo e a constante busca por um espaço de destaque no mercado, é cada vez mais urgente a necessidade de as empresas atingirem um nível elevado de maturidade no menor tempo possível.

Neste artigo, vamos explicar o que é nível de maturidade organizacional, por que é importante monitorá-lo e como você pode avaliar o nível de maturidade da sua empresa considerando sete critérios-chave:

  1. Liderança;
  2. Planejamento estratégico;
  3. Foco no cliente;
  4. Gestão do conhecimento;
  5. Foco da força de trabalho;
  6. Gerenciamento de processos;
  7. Resultados.

O que é nível de maturidade organizacional?

O nível de maturidade organizacional se refere ao quão bem estruturados, gerenciados e mensurados são os processos de uma empresa.

Por isso, a maturidade organizacional também pode ser chamada de maturidade na gestão de projetos.

Diferentemente do que muitos podem pensar, a maturidade da organização não necessariamente tem a ver com o seu tempo de existência. Empresas mais novas podem ser muito mais maduras do que aquelas que já estão há décadas no mercado.

O nível de maturidade organizacional trata da eficiência com que os processos são conduzidos, de como o conhecimento é propagado entre os colaboradores, da maneira com que a empresa utiliza o seu capital humano e intelectual, da capacidade de manter resultados de alta performance.

Quanto maior for o nível de maturidade organizacional de uma empresa, melhor tende a ser a qualidade de seus projetos. Além disso, os riscos são menores e a entrega de valor em seus produtos e serviços aumenta.

Por que é importante acompanhar o nível de maturidade organizacional?

Conhecer e monitorar o nível de maturidade organizacional da sua empresa é importante para garantir a qualidade das operações e desenvolver aspectos que podem contribuir para o amadurecimento da empresa.

Organizações que se encontram em um elevado nível de maturidade de gestão são mais competitivas, conseguem fazer um uso mais inteligente dos recursos disponíveis e têm maior controle sobre seus processos internos.

Não acompanhar o nível de maturidade organizacional pode fazer com que a empresa acabe ficando para trás, perdendo espaço no seu mercado de atuação. Passa-se a ter maior dificuldade para mensurar o desempenho das diferentes áreas do negócio, identificar problemas e propor soluções mais efetivas.

Como avaliar o nível de maturidade organizacional da sua empresa?

Existem diferentes formas de avaliar o nível de maturidade de uma organização. Uma delas é o Malcolm Baldrige National Quality Award (MBNQA).

Trata-se de uma premiação criada em 1987 com o intuito de reconhecer empresas norte-americanas pela qualidade de seus processos.

Mais do que um prêmio, o (MBNQA) é também um framework utilizado para orientar empresas que desejam alcançar a excelência nas práticas organizacionais e um alto nível de maturidade em seus processos.

Para isso, são estabelecidos 4 níveis de maturidade e 7 critérios de excelência. O ideal é que a empresa consiga atingir o nível máximo de maturidade em todos os critérios Malcolm Baldrige.

Entendendo os critérios e os níveis de maturidade do prêmio Malcolm Baldrige?

Os 7 critérios de excelência podem ser aplicados em qualquer modelo de negócio para avaliar o nível de maturidade da empresa. São eles:

1 – Liderança

Avalia o papel desempenhado por aqueles que ocupam posição de comando dentro da organização.

  • Nível 1: define metas e objetivos e cobra seu cumprimento
  • Nível 2: faz o acompanhamento periódico de desempenho
  • Nível 3: adota uma filosofia holística e pensa a longo prazo
  • Nível 4: há uma preocupação em formar novos líderes para o futuro da empresa

2 – Planejamento estratégico

Avalia a maneira com que a empresa estabelece e conduz suas estratégias de negócio e planos de ação.

  • Nível 1: visão limitada ao cumprimento de metas de curto prazo
  • Nível 2: análise estratégica global, pensando a curto, médio e longo prazo
  • Nível 3: planos de ação alinhados aos objetivos estratégicos
  • Nível 4: integração entre as diferentes áreas do negócio

3 – Foco no cliente

Avalie como a empresa se relaciona com seus clientes e os coloca no centro de suas decisões.

  • Nível 1: o cliente não é prioridade
  • Nível 2: há uma maior preocupação com a satisfação do cliente
  • Nível 3: identificam-se e exploram-se as melhores oportunidades para satisfazer os clientes
  • Nível 4: o cliente se torna o centro das atenções e suas necessidades são analisadas em detalhes

4 – Gestão do conhecimento

Avalie como a empresa gerencia seus dados e informações e difunde o conhecimento entre os colaboradores.

  • Nível 1: o conhecimento se concentra nos mais experientes
  • Nível 2: inicia-se o compartilhamento de experiências entre as áreas do negócio
  • Nível 3: busca-se documentar e tornar disponível todo o conhecimento relevante
  • Nível 4: criam-se ciclos de aprendizagem para que os conhecimentos sejam compartilhados sistematicamente

5 – Foco da força de trabalho

Avalie como a empresa utiliza e desenvolve a sua força de trabalho, extraindo de seus funcionários o potencial máximo.

  • Nível 1: os colaboradores devem apenas cumprir suas tarefas de rotina
  • Nível 2: reconhece-se a importância de desenvolver o potencial de cada colaborador
  • Nível 3: as pessoas estão alinhadas aos objetivos estratégicos e buscam aplicar seus conhecimentos em projetos inovadores da empresa
  • Nível 4: as pessoas estão felizes com a empresa em que trabalham

6 – Gerenciamento de processos

Avalie como os principais processos são projetados, conduzidos e aprimorados.

  • Nível 1: as pessoas se dedicam mais a reagir a problemas e imprevistos
  • Nível 2: os processos começam a ser padronizados
  • Nível 3: todos os processos se encontram padronizados e integrados
  • Nível 4: integração sistêmica de processos padronizados abrange aliados estratégicos

7 – Resultados

Avalia o desempenho geral da empresa em suas áreas mais sensíveis e relevantes e faz um comparativo com os concorrentes.

  • Nível 1: os resultados são pouco consistentes
  • Nível 2: os resultados são analisados com mais afinco e tendências são identificadas
  • Nível 3: os resultados e são analisados sistematicamente e começa-se a identificar tendências de melhoria
  • Nível 4: os resultados se equiparam a referenciais globais

Agora que você já entende mais sobre nível de maturidade organizacional, avalie os critérios do prêmio Malcolm Baldrige e veja o quão maduro a sua empresa é.

Aproveite e confira este Webinar que analisa os resultados da pesquisa Maturidade de gestão 2021, com insights para você aperfeiçoar seu negócio:

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Sair da versão mobile