Um RH estratégico busca um alinhamento com os demais departamentos da empresa para melhorar o desempenho, eficiência e motivar os funcionários.
Essa estratégia tem conquistado seu espaço em empresas por todo o mundo. É uma nova gestão, um novo jeito de se comunicar e se relacionar com os colaboradores.
Dessa forma, é possível obter melhores resultados para a empresa e também para os funcionários.
Mas para isso, é necessário entender como funcionam alguns passos, para que assim, você também possa fazer do seu RH um setor estratégico.
Portanto, para você compreender como funciona esse processo, e conseguir implementar na sua empresa, continue a leitura desse texto.
1-) Análise SWOT
Para ter um RH estratégico, é preciso que você comece sabendo os seus pontos fortes e seus pontos fracos.
Somente analisando os pontos mais fortes e fracos do departamento é possível dar início às mudanças necessárias.
Nesse processo, você pode ter como apoio alguns indicadores, como:
- Financeiro:
- Empresarial:
- Operacional:
São pontos que irão lhe auxiliar para compreender a capacidade da empresa em manter e atrair novos talentos.
Além de saber os custos que a empresa tem com determinado setor, é preciso analisar a produtividade e desempenho pessoal dos colaboradores.
2-) Parceria entre setores da empresa
Algo muito comum dentro das empresas, é a falta de parceria e comunicação entre departamentos. É um hábito chefes irem ao RH apenas quando precisam contratar ou demitir um funcionário.
Mas para ter um RH estratégico, você precisa estabelecer um diálogo entre setores, e assim, andarem todos no mesmo propósito, visando o crescimento da instituição.
3-) Faça análise de dados
As métricas têm se tornado cada vez mais importantes em diversos departamentos das empresas, e isso porque quando se tem uma boa análise de dados, as chances de assertividade são maiores.
Além disso, as métricas servem como indicadores para falar como está o desempenho da sua equipe. Um RH estratégico faz análise de dados.
Sendo assim, com esse resultado é possível buscar as melhorias necessárias para que a empresa possa se desenvolver melhor, ser mais proativa, eficiente e competitiva.
4-) Tecnologia de qualidade
Um RH estratégico não deixa de ter uma tecnologia de ponta! Softwares de alta qualidade contribuem ricamente para o crescimento da empresa.
Além disso, com o auxílio da inteligência artificial, as chances de erros, e a necessidade de refazer trabalhos são drasticamente reduzidas.
Nesse sentido, as atividades a serem executadas pelo departamento de recursos humanos, são reduzidas e conseguem manter o foco em atividades de core business.
5-) Objetivos alinhados com a empresa e colaboradores
Para ter um RH estratégico e de sucesso, você precisa ter os objetivos muito bem alinhados com o da empresa.
Assim sendo, é possível que todos trilhem em busca do mesmo objetivo, para que todos sejam beneficiados e a empresa cresça mais ainda.
Além disso, é primordial que esses objetivos alinhados, visem o bem estar dos colaboradores, sempre motivando e investindo neles, para que assim todos ganhem.
Conclusão
Um RH estratégico é uma implementação eficaz e que todos os gestores que investem nele, conquistam os melhores resultados.
Um departamento de recursos humanos que delimita seus focos, faz um bom mapeamento da empresa para entender o seu momento e entender o desenvolvimento dos funcionários.
Se empenham não apenas em trazer, mas também em reter jovens talentos que serão o futuro da empresa e podem contribuir com uma cultura mais diversificada.
Investir em BPO é outra maneira de ter um departamento forte e estratégico.
Além disso, acompanhar os resultados, fazer análises críticas construtivas, visando não apenas o benefício da empresa, mas o crescimento profissional dos colaboradores, faz toda diferença.
O RH estratégico é imprescindível para toda empresa que deseja ter um alto nível de competitividade no mercado.