Smart Home saiba tudo sobre as casas inteligentes! - Ecap consultoria

Smart Home saiba tudo sobre as casas inteligentes!

Smart Home
Smart Home

Descubra detalhes sobre esta revolução do século no mercado imobiliário.

O que é uma Smart Home, ou “casa inteligente” em português? Essa pergunta simples tem muitas diferentes respostas, a depender de quem você pergunta isso.

Em suma, uma Smart Home é uma casa equipada com variados equipamentos que automatizam tarefas realizadas normalmente por humanos.

Alguns desses dispositivos são embutidos na estrutura própria da casa e outros são posteriormente adicionados. Os donos da casa os operam com automação, comandos de voz, aplicativos ou usando inteligência artificial.

Para alguns donos de casas à venda, transformar um imóvel numa Smart Home pode ser tão simples como adquirir um alto-falante conectado.

Para outros proprietários, no entanto, isso pode envolver a conexão de vários produtos diferentes, que podem incluir câmeras, alto-falantes, smartphones, computadores, televisores, tablets, eletrodomésticos, sistemas de segurança e muito mais, tudo isso para um planejamento familiar eficaz.

Por que devo ter uma casa inteligente?

Após termos explicado o que é uma casa inteligente, por que você deveria configurar sua casa com produtos domésticos inteligentes ou conectados? Abaixo seguem alguns motivos.

1. Economia de energia (e de dinheiro)

Para muitos, a força motriz por trás da criação de uma casa inteligente é o potencial de economizar energia e dinheiro com sistemas automatizados de aquecimento e ar condicionado.

Termostatos inteligentes automatizam com rapidez e precisão o aquecimento e o resfriamento de uma casa com 3 quartos. Isso geralmente reduz a conta de luz dos proprietários.

Outros produtos, como luzes e aparelhos conectados, podem usar menos energia, desligando-os quando não estiverem em uso. Esses tipos de produtos devem estar no topo da lista de verificação de uma casa inteligente.

2. Torna a vida mais simples

Conforto é a chave. Todos nós tentamos ter o máximo possível, então é óbvio que esta é uma das principais razões para se ter uma casa inteligente. Você pode começar com coisas tão simples como obter luzes inteligentes.

Essas luzes podem ligar / desligar usando comandos de voz, regras de localização, detecção de sensor ou até mesmo programações simples.

3. Segurança e proteção

Embora você possa comprar sistemas de alarme para proteger sua casa, as casas inteligentes podem oferecer segurança adicional. Luzes conectadas, câmeras e até campainhas podem ajudar a tornar uma casa mais segura.

Se você está sozinho em casa e alguém está verificando sua casa para ver se consegue entrar, ter esses tipos de dispositivos pode assustar o intruso.

4. Lidar com tarefas domésticas regulares

Se você quiser tirar algumas das tarefas tediosas de cuidados domiciliares de suas mãos, os dispositivos conectados e automatizados também têm a possibilidade de fazê-las.

E os aparelhos também podem vir com funções domésticas inteligentes. Imagine uma máquina de lavar que inicia automaticamente um ciclo de lavagem ou uma geladeira que pede leite on-line quando sente que o item já está acabando.

5. Tornar a casa mais divertida

O que é uma casa inteligente se não também um lugar para sair e relaxar? Essa tecnologia também pode mantê-lo entretido e informado de maneiras novas e empolgantes.

Alto-falantes conectados, combinados com assistentes digitais baseados em IA, podem tocar música, oferecer notícias e placares esportivos e até mesmo ajudá-lo a controlar outros dispositivos conectados.

Os dispositivos conectados também podem encontrar um bom filme para assistir, seja em uma casa com 3 quartos ou em uma sala de cinema real montada dentro do seu imóvel.

Compre seus primeiros produtos domésticos inteligentes

Existem muitos produtos por aí que podem ajudar a tornar sua casa mais inteligente. Para ajudá-lo a começar, criamos uma lista de apenas cinco produtos que consideramos perfeitos para começar sua jornada no mundo das casas inteligentes.

1. Obtenha um alto-falante inteligente

Você pode encontrar muitos alto-falantes inteligentes, sendo o mais popular o Google Assistant ou os assistentes digitais Amazon Alexa.

Alguns podem ser bastante complexos, então acreditamos que sua melhor aposta é escolher um dos alto-falantes inteligentes menores e mais acessíveis. Eles seriam o Amazon Echo Dot ou o Google Nest Mini.

2. Ilumine o caminho com lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes estão provavelmente entre as primeiras compras para a maioria dos usuários. Recomendamos as luzes Philips Hue porque estão disponíveis em todos os lugares e não são muito caras depois que você compra a ponte e as primeiras luzes.

3. Controle o clima com um Nest Learning Thermostat

Líder em aquecimento conectado, a subsidiária da Alphabet criou um termostato inteligente que mantém sua casa ajustada automaticamente para a temperatura que você gosta. Ele também pode responder a comandos de voz para alto-falantes Google Home e Amazon Echo.

4. Veja quem está batendo na porta com uma campainha inteligente

A Ring Video Doorbell 3 Plus é uma entrada sólida no mercado de campainhas com vídeo. Ela oferece resolução Full HD, uma bateria recarregável de liberação rápida e imagens pré-roll para capturar aqueles momentos importantes antes da campainha.

Você também pode comprar uma campainha de vídeo circular mais barata para as campainhas com fio existentes. Outras opções podem ser melhores para residências baseadas no Google ou pessoas que se preocupam com a privacidade.

5. Centralize sua casa inteligente

Se você deseja ter um roteador central que conecte todos os seus dispositivos inteligentes, não há como errar com o Samsung SmartThings Hub. Ele suporta quase todos os protocolos sem fio, junto com os comandos de voz Alexa e Google Assistant e muito mais, para facilitar a automação residencial.

Benefícios para todas as gerações

Os produtos domésticos inteligentes são projetados para beneficiar seus usuários. A tecnologia é desenvolvida para todas as gerações. Portanto, há benefícios em seu uso que se aplicam a todos.

Esses benefícios incluem o aumento no conforto do estilo de vida do usuário e o aumento da expectativa de vida causado pelo uso desses produtos (ou seja, produtos de segurança inteligentes).

Para os aposentados, é bom saber que os produtos domésticos inteligentes podem se conectar a todos os tipos de serviços e dispositivos. Os idosos podem fazer pequenos exames médicos no conforto de suas casas.

As videochamadas e o equipamento médico doméstico inteligente podem fornecer todas as informações de que um médico precisa. Os médicos podem ficar de olho nos pacientes que estão muito longe de seus consultórios.

Os aposentados podem usar a tecnologia de uma Smart Home para automatizar tarefas simples. Compras na mercearia e outros serviços básicos são acessíveis por meio desses produtos. Os aposentados desfrutarão dos melhores cuidados aos idosos e do maior acesso aos serviços básicos proporcionados pelas casas inteligentes.

A força de trabalho

Produtos domésticos inteligentes, como termostatos inteligentes, são conhecidos por economizar uma média de 20% dos custos de aquecimento e resfriamento para seus usuários. Automatizar sua casa vai economizar muito tempo e esforço no processo.

A força de trabalho que possui produtos domésticos inteligentes será mais produtiva. Ela também terá mais dinheiro disponível devido à economia extra. As casas inteligentes podem ajudar a criar uma economia mais rica, auxiliando a força de trabalho.

A juventude

A juventude de hoje é a promessa de amanhã. A tecnologia de casa inteligente é indiretamente projetada para aumentar a expectativa de vida de seu usuário. Todos esses benefícios ajudarão a cultivar um amanhã melhor.

Os jovens que crescem com tecnologia de casa inteligente terão uma vantagem sobre os jovens menos privilegiados. Porém, os efeitos psicológicos desta tecnologia (a longo prazo) ainda precisam ser estudados.

Conclusão

Essa tecnologia quer tornar sua vida melhor. Isso beneficiará todas as gerações. Experimente para usufruir dos benefícios você mesmo. Ah, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais  para mais informações!