Tecnologia na saúde, como o setor vem inovando

O aprimoramento de tecnologias é uma prática que ocorre em todas as áreas de atuação, e é fundamental que isso aconteça. O segmento da saúde e da odontologia, por exemplo, são campos em que as tecnologias crescem constantemente, melhorando a atuação de profissionais, hospitais e clínicas. Dessa forma, neste artigo apresentaremos como o setor vem inovando, explicando as principais tecnologias que estão sendo desenvolvidas e como elas impactam no atendimento.

De que forma a tecnologia pode ser utilizada na saúde?

Quando pensamos em tecnologia, logo nos vêm à cabeça os principais dispositivos tecnológicos que utilizamos no dia a dia, tais como:

  • Smartphones;
  • Smart TVs;
  • Computadores;
  • Notebooks;
  • Tablets.

Essas tecnologias são utilizadas durante a rotina, geralmente para otimizar as atividades diárias ou mesmo para distração, atendendo questões de necessidade, diversão e lazer.

Entretanto, o avanço tecnológico e os dispositivos desenvolvidos utilizando tecnologia não se destinam apenas a essas atividades.

No setor de saúde e de odontologia, por exemplo, a presença de computadores, celulares, notebooks e tablets é fundamental, principalmente para a parte de registro, atendimento e controle das atividades, bem como dos demais dispositivos e softwares desenvolvidos para o setor.

A presença de softwares de atendimento, por exemplo, melhora a capacidade dos hospitais e das clínicas odontológicas, já que os processos são automatizados e otimizados, além de gerar maiores garantias, confiabilidade dos dados, entre outros pontos importantes.

A tecnologia também pode ser utilizada para desenvolver ferramentas odontológicas, que são usadas para a realização de tratamentos de odontologia ou até mesmo em consultas de rotina e cirurgias.

A seguir, apontaremos algumas inovações tecnológicas que estão sendo muito usufruídas pelos profissionais da odontologia, fazendo com que esse setor seja renovado constantemente.

Teleconsultas

Para começar, apontamos um fator tecnológico muito importante nos dias atuais, principalmente em tempos de pandemia, que são as teleconsultas.

Por conta dos problemas de distanciamento social causados pelo coronavírus, muitos hospitais e clínicas odontológicas tiveram de se adaptar e ofereceram a possibilidade do teleatendimento para os pacientes.

De modo geral, a telemedicina e a teleodontologia funcionam de maneira remota, ou seja, pacientes e doutores se conectam em videochamadas e conversam sobre os principais pontos que levaram o paciente a procurar ajuda.

Na odontologia, os pacientes podem, por exemplo, fazer acompanhamento de certos tratamentos ou mesmo sanar dúvidas sobre processos que tenham interesse, como a colocação do implante dentário.

Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos dentários são os instrumentos mais utilizados no setor da odontologia. Existem vários modelos, sempre atuando para correções de problemas estruturais na arcada dentária, como separação dos dentes, mordida cruzada, entre outros.

O crescimento tecnológico possibilitou que a área desenvolvesse aparelhos mais interessantes, garantindo resultados ainda mais importantes para os pacientes, como é o caso do aparelho dental invisivel.

Diferentemente de outros tipos de aparelhos dentários, como o fixo e o móvel, esse aparelho é quase imperceptível, sendo produzido por materiais leves e discretos, com ampla tecnologia implementada para que o tratamento seja o mais eficiente e rápido possível.

Dessa forma, é possível dizer que o tratamento com o aparelho invisivel é um dos mais eficientes do ramo da odontologia, além de contribuir com a redução dos incômodos estéticos que podem ocorrer nos demais métodos.

Lente de contato

Atualmente, outro instrumento utilizado para tratamentos odontológicos é a lente de contato para os dentes, que foi melhorada por conta das tecnologias disponíveis.

Na prática, a lente para os dentes é bastante discreta, sendo quase imperceptível e possibilitando uma melhor harmonia ao sorriso.

Dentre as tecnologias acerca da lente de contato dental está a possibilidade de, em alguns casos, produzi-la em impressoras 3D, um dos instrumentos tecnológicos mais interessantes que temos nos dias de hoje, pois permite criar diversas ferramentas modernas e com ampla qualificação.

Por conta de toda a tecnologia que envolve a lente de contato para os dentes, o tratamento pode não ser tão acessível, o que dependerá da clínica responsável, quantidade de dentes cobertos e até o próprio material usado.

Assim, se você procurar por quanto custa lente de contato dental, poderá encontrar valores diversos e relevantes, mas que apresentam um custo-benefício atrativo, visto a durabilidade e benefícios proporcionados à saúde geral.

Clareamento dos dentes

Para finalizar, podemos destacar mais um tratamento importante e implementado por diferentes tecnologias disponíveis nos consultórios. Esse é o clareamento dos dentes.


Ao longo da vida, é natural que surjam manchas nas estruturas, tanto por envelhecimento, ou por hábitos ruins. Entretanto, tratamentos estéticos como esse podem ajudar a resolver esse problema e reduzir seus consequentes incômodos.

Uma das possibilidades para realizar o tratamento de clareamento dental é por meio de máquinas a laser, que intensificam a ação dos géis clareadores.

Dessa forma, o tratamento de clareamento, principalmente pelos instrumentos utilizados e os resultados obtidos, é mais uma inovação tecnológica que merece ser destacada.

Assim, pode-se perceber a importância da tecnologia tanto para a organização e qualidade do atendimento quanto para que os procedimentos também se tornem melhores.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.