Hoje em dia, é imprescindível criar um bom site para sua empresa, contendo informações necessárias para que novos clientes cheguem até seu empreendimento. Entretanto, pode ser difícil ter um portal ágil e completo.
Criar um site é um investimento que se paga rapidamente, porque é um lugar que a empresa poderá expor seus produtos, criar cadastro para seus clientes e informar abertura de novas unidades, tornando-se um verdadeiro ponto de anúncio para o empreendimento.
Por isso, desenvolver um portal que seja ágil, com boa escrita e aparência, que atraia mais consumidores é fundamental para o sucesso do negócio. Neste texto, falaremos tudo que você precisa saber para planejar o desenvolvimento de seu próprio portal.
Entenda qual a importância de ter um site
Pode parecer incrível, mas alguns anos atrás, muitas pessoas encontravam empresas para realização de serviços e compra de produtos diretamente das listas telefônicas, aqueles livros coloridos que continham anúncios e telefones de diversos empreendimentos.
Com a popularização da internet, o comum é que se procure diretamente em buscadores quando é necessário realizar algum serviço, privilegiando as empresas que tenham sites bem organizados e que apareçam entre os primeiros resultados.
Por isso, hoje em dia, ter um site, especialmente que esteja bem colocado em mecanismos de busca e que carregue rapidamente, é fundamental para conseguir novos clientes que procuram o serviço ou produto que seu negócio se dedica.
Além disso, ao entrar em contato com uma nova empresa a partir de um folheto ou um banner promocional, muitas pessoas imediatamente buscam na internet para obter referências e verificar se o empreendimento é confiável.
Assim, contar em seu site com serviços feitos anteriormente, com fotos e referências de outros clientes pode fazer com que o usuário decida pela sua empresa e solicite um orçamento de forma mais rápida, que pode ser feito também diretamente pelo portal.
Entre as utilidades que podemos destacar sobre ter um site, estão:
- Expor produtos como catálogo;
- Realizar vendas por meio de e-commerce;
- Expor fotos e referências de serviços;
- Listar clientes famosos que possam garantir a empresa;
- Detalhar serviços;
- Ter formulário para realização de orçamento;
- Ter espaço para criação de conteúdo para marketing;
- Espaço para cadastro de clientes.
Por isso, ter um site é uma necessidade de qualquer empresa, sendo muito simples hoje em dia fazer a criação e garantir que seus clientes sejam bem atendidos e bem informados não somente na versão física de sua loja.
Dicas para criar seu site
Por mais que pareça um bicho de sete cabeças, não é tão difícil criar seu próprio site e garantir que sua empresa tenha um endereço digital bem feito, com todas as informações necessárias e que possibilita seu negócio entrar no espaço digital.
Seguindo algumas dicas, é possível criar em poucas horas um portal que possa expor todos seus produtos, unificar o cadastro de seus clientes e dar ainda mais visibilidade para seu negócio, de um pet shop até uma criadora de etiquetas adesivas personalizadas.
Então, não perca tempo e siga nosso passo a passo para hoje mesmo poder começar a expandir sua marca para o mundo digital.
Tenha um objetivo claro
Antes mesmo de pensar em criar seu portal para a empresa, é importante entender o que você precisa e espera deste site. Será seu ponto de e-commerce, com propriedades específicas para comércio online? Apenas uma forma de expor o catálogo?
Tudo isso deve ser pensado com cuidado para entender o que seu site precisa e como formular da melhor forma. Se ainda não há intenção de estabelecer vendas em loja virtual, um bom começo é fornecer orçamentos e fazer cadastro.
Para isso, é essencial garantir que seja simples para realizar o preenchimento de formulários, para sistema de controle de acesso e para que alguém da equipe da empresa possa entrar em contato com o cliente oferecendo o orçamento e dando seguimento ao negócio.
Outro ponto relevante é criar um site para compartilhamento de conteúdo, usando a estratégia de marketing de conteúdo como forma de divulgar sua marca. Nesse caso, um blog simples poderá atender bem suas necessidades, sem trabalhos maiores para criação.
Tudo isso dependerá do objetivo presente para realização do site, bem como seu público-alvo e valores disponíveis para criação do portal.
Defina seu público-alvo
Em qualquer passo que é tomado em um negócio, é importante saber quem queremos atingir com a iniciativa. Isso vale desde que se tem a ideia do negócio para empreender, pois é importante saber se haverá público para o que se pretende.
Quando se fixa de forma clara quem é o público que é esperado que acesse o site, pode-se estabelecer estratégias para fornecer as informações esperadas de forma mais rápida e ágil, privilegiando a experiência do cliente no momento da navegação.
Se o site tem a intenção de vender cortinas para jovens donas de casa, deverá ter uma estética e uma forma de expor os produtos diferente de um portal de uma empresa de contabilidade voltada para o planejamento tributário e fiscal de pessoas mais velhas.
Com a definição do público-alvo, pode se ter uma noção de qual tema escolher, quais cores ficarão melhores, que tamanho de letra que deverá ser utilizado e como tornar o site mais intuitivo para que o usuário permaneça e realize as conversões que são esperadas.
Torne o site ágil
Outro ponto de extrema importância quando se fala em um novo site é garantir a navegabilidade, isto é, assegurar que o site carregue de forma rápida, que os links funcionem perfeitamente e que formulários sejam ágeis.
Com isso, é possível garantir não somente uma boa experiência para o cliente, mas também a certeza de que ele retornará ao portal para realizar negócio e obter informações, de acordo com o objetivo do portal.
Para garantir que seja simples encontrar o tema ou tipo de produto que o cliente está buscando, pode ser interessante colocar etiqueta tag com cada categoria de produto ou de assunto que existe no portal.
Foque na comunicação visual
Um aspecto que merece muita atenção é como será realizada a comunicação visual no site da empresa, garantindo que seu cliente se sinta tentado a realizar a ação esperada por você, seja realizar a compra, preencher cadastro ou até mesmo entrar em contato.
Para isso, as informações deverão ser dispostas de forma clara, dando espaço para que o cliente as absorva sem que haja poluição visual com excesso de dados ou cores muito chamativas, que sejam desagradáveis para o acesso.
Se a empresa foca em impressão em grandes formatos, é interessante que exponha algumas fotos de trabalhos, mas não em excesso, a ponto de tornar o site mais lento e visualmente poluído.
Nesse caso, é bom ter em mente que menos é mais quando se fala em comunicação visual, portanto, ter uma excelente plataforma, que se torne referência entre clientes, pode significar um aspecto mais limpo e com poucos detalhes
Quando se fala em minimalismo, a comunicação visual fica favorecida, havendo espaço para o que interessa e sem detalhes desnecessários que podem desviar o foco do usuário e tornar a comunicação visual prejudicada.
Garanta um domínio simples
Entre as primeiras coisas que devem ser feitas, a garantia de domínio, especialmente se for um domínio simples, com o nome da empresa de forma fácil de memorizar, é essencial para que aquela página seja sua.
Se a criação do domínio será em conjunto com o início das atividades comerciais, é importante que a escolha do nome seja realizada com cuidado, dando atenção a fatores como domínios parecidos que podem ser confundidos, por exemplo.
Antes de fechar com o nome escolhido, veja os sites com nomes similares que podem ser confundidos. Opte por um domínio fácil, com nome curto e sem números ou pontuação que dificulte no momento de falar.
Se seu site tem intenção de oferecer curso de capacitação online, uma boa opção são siglas ou apenas um apelido curto para seu curso, como Cursinho ou Capacite, por exemplo.
Cuide da segurança
Por fim, outro ponto que merece muita atenção é a segurança, garantindo que seu site ofereça todas as condições para que seu cliente se sinta tranquilo para realizar a conversão necessária, como preenchimento de formulário ou, até mesmo, a compra online.
Para isso, conquistar alguns selos de empresas que promovem auditoria pode ser interessante, para que haja uma clara sinalização de segurança em seu portal. Esse investimento se converterá em maior confiança para seus consumidores, com certeza.
Considerações finais
Criar um bom site pode significar mais do que ter um endereço virtual, no qual os clientes poderão verificar produtos, tirar dúvidas e realizar negócios. Um portal bem criado e bem gerido poderá fazer com que sua empresa tenha um ar mais confiável que fará diferença.
Hoje em dia, é importante garantir que o bom atendimento, o aspecto profissional e a qualidade do serviço ultrapassem a esfera física, certificando que permaneça no ambiente virtual, o que será realizado por um site de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.