O que é universidade corporativa? Conheça sua proposta e funcionamento!

Os gestores mais antenados já perceberam que para que sua empresa saia na frente da concorrência, é preciso reciclar e atualizar seus conhecimentos sobre todos os âmbitos de seus negócios. Saber o que é universidade corporativa é um deles. 

Essa questão pode até, em um primeiro momento, parecer específica demais. Muito se engana quem pensa assim! Afinal, ela está totalmente ligada ao principal ativo de uma companhia: o capital humano.

Cientes disso, grandes players do mercado, como a Netflix e a Ambev, adotaram a universidade corporativa em seu plano de negócios. Isso não aconteceu à toa, uma vez que essas corporações perceberam que os treinamentos aumentam a autoconfiança de seus colaboradores, o que, por sua vez, os torna mais engajados e produtivos.

Um levantamento feito pela Clean Company mostrou que a política de treinamento e desenvolvimento é a mais importante para 68% dos funcionários.  

Não são só os colaboradores que saem ganhando. As empresas também. De acordo com o Huffington Post, companhias que investem em capacitação apresentam lucros 24% maiores do que as que não têm o treinamento como uma de suas prioridades.   

Em contrapartida, organizações que deixam essa questão de lado acumulam danos financeiros. Foi o que mostrou pesquisa da Rapt Media. Segundo ela, mais de 500 bilhões de dólares são perdidos todos os anos devido ao desligamento de funcionários. Como você pode imaginar, um dos motivos para isso é a desmotivação ocasionada pela falta de treinamento. 

Para que isso não aconteça com sua empresa, é imprescindível ser estratégico. O ponto de partida para isso é saber, antes de mais nada, o que é universidade corporativa. 

Afinal, o que é universidade corporativa?

A universidade corporativa nada mais é do que um sistema educacional que promove o treinamento, a capacitação e o desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. Com essa ferramenta, as companhias conseguem melhorar a qualificação de seus colaboradores por meio de cursos personalizados e alinhados aos objetivos do negócio. 

Esse formato surgiu no Brasil na década de 1990. De lá para cá, sua popularidade tem aumentado, uma vez que gestores de empresas de todos os portes têm observado que a universidade corporativa é um instrumento importante para criar equipes de alta performance. 

Como complemento para que você entenda melhor o que é universidade corporativa, sugerimos que assista ao vídeo a seguir.  

Como funciona a universidade corporativa?

Tão importante como saber o que é universidade corporativa, é compreender como ela funciona, não é mesmo?

Pois saiba que o seu funcionamento não apresenta regras pré-determinadas. Isto é, os treinamentos, por meio de cursos, podem acontecer tanto na sede da empresa, ou seja, presencialmente, como online. 

Vale destacar que esse último tem conquistado um espaço cada vez maior. Potencializado pela transformação digital e maximizado pela pandemia do Coronavírus, o treinamento à distância tem sido abraçado tanto por funcionários como por gestores. 

Os colaboradores têm enxergado nesse formato um modo flexível e mais autônomo de expandirem suas habilidades. Já os gestores têm observado que, além de prático, esse método é eficiente e não demanda alto investimento. 

Os treinamentos presenciais da universidade corporativa exigem o deslocamento do colaborador até a empresa. Eles funcionam aos moldes de uma capacitação regular. 

Já as práticas online ocorrem através de uma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Por meio dela, os funcionários têm acesso não só às aulas dos treinamentos, mas também a diversos tipos de conteúdos digitais, como webinars e e-books

É importante enfatizar que tanto os treinamentos online como presenciais de uma universidade corporativa têm seus critérios de avaliação definidos pela empresa. 

Ou seja, eles se diferem da universidade tradicional, que apresenta métodos e critérios mais padronizados. Logo, além de serem mais personalizados e alinhados de acordo com a realidade e metas da empresa, os critérios podem conter níveis de exigência mais elevados, demandando mais dos funcionários e potencializando seus conhecimentos. . 

Uma universidade corporativa também pode emitir certificados, uma ação que não depende da aprovação do MEC. Ou seja, os certificados dessa modalidade são de participação. 

Quais as vantagens da universidade corporativa para uma empresa?

  • diminui o turnover:  uma vez que os funcionários veem na empresa um local de crescimento e desenvolvimento profissional e, desse modo, nem pensam em se desligar dela;
  • fortalece a cultura empresarial: visto que os colaboradores entendem muito melhor a proposta de valor da empresa, um ponto essencial para trabalhar com foco nele;
  • é uma alternativa mais econômica para treinar e capacitar;
  • aumenta a credibilidade da empresa no mercado: pois os funcionários não só se tornam mais produtivos, como também vestem a camisa da companhia, propagando o reconhecimento de seu negócio. 

Aproveite e confira:

Como implantar a universidade corporativa em sua organização?

Entendendo o que é universidade corporativa e conhecendo suas vantagens, é difícil resistir à ideia de implantar uma em sua empresa, não é verdade? Para tanto, é importante que você:

  • analise as demandas de seu negócio: mapeie os pontos que requerem melhorias e que são prioridade;
  • busque por uma plataforma que hospede o seu treinamento e que ofereça controle total sobre a evolução de seus funcionários;
  • produza conteúdo rico: quanto melhores forem os materiais disponibilizados, melhores serão os treinamentos;
  • escolha treinadores didáticos: para assimilar o conteúdo da capacitação, não pense em escolher profissionais com muito conhecimento, é preciso ir além disso, eles devem ser carismáticos  e didáticos para prender a atenção de seus colaboradores. 

Este post foi escrito pelo time da EAD Plataforma, uma plataforma de educação à distância que hospeda treinamentos online e que oferece todos os recursos necessários para você acompanhar, de perto, a capacitação de seus funcionários.