Marketing de conteúdo: como melhorar o reconhecimento e a visibilidade da marca - Ecap consultoria

Marketing de conteúdo: como melhorar o reconhecimento e a visibilidade da marca

Marketing de conteúdo: como melhorar o reconhecimento e a visibilidade da marca

O Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para atrair o público-alvo e retê-lo em seu site. Saiba como melhorar o reconhecimento e a visibilidade da marca de sua empresa ao produzir conteúdos de qualidade para seus clientes em potencial.

Você sabia que 70% dos clientes procuram informações sobre um produto em artigos? É por isso que a maioria das empresas considera o marketing de conteúdo um ativo intangível muito benéfico. Por exemplo, antes de realizar uma compra, o cliente verifica se o site da Amazon Brasil é confiável.

O mesmo acontece com seguidores no Instagram, os quais seguem os perfis de influencers que recomendam produtos e disponibilizam uma resenha sobre eles, fazendo com que o interesse seja despertado nos clientes em potencial e que desejem pesquisar mais sobre o item, acessando o site oficial da empresa. Ou seja, o Instagramer cria um conteúdo ou publicação para divulgação do produto.

O marketing de conteúdo é uma maneira poderosa de construir um relacionamento próximo com clientes em potencial a longo prazo. Quando implementado corretamente, o marketing de conteúdo pode melhorar efetivamente o reconhecimento e a visibilidade da marca. Mas como fazer isso?

Neste artigo, explicaremos o que é marketing de conteúdo e como usá-lo para o branding de sua empresa.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing que busca gerar engajamento com o público, fornecendo-lhes um conteúdo valioso.

Ao criar um conteúdo relevante e informativo, ele pode agregar valor à sua marca, você abre a possibilidade de se destacar para o seu público. Se os clientes forem impactados positivamente – influenciados se você quiser – pelo conteúdo que você fornece, eles terão uma experiência melhor com o seu negócio.

Portanto, se você usar o marketing de conteúdo corretamente e criar uma boa experiência com seu público interessado, aumentará suas chances de convertê-lo em clientes.

No entanto, é importante dizer que o comprometimento por si só não o ajudará a atingir seus objetivos rapidamente. Você precisa de um método mais sustentável para construir um vínculo mais forte com seus clientes potenciais usando a marca.

Por que a marca é importante?

A marca é usada para criar uma impressão excelente e inesquecível de seus produtos/serviços.

Com a marca, você pode enviar uma mensagem a um público de que seus produtos não são apenas diferentes, mas também melhores em comparação com os outros.

Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve investir em ter uma boa marca:

  • Reconhecimento

Reconhecimento é quando um cliente potencial consegue identificar seus produtos/serviços por meio de seu logotipo ou slogan corretamente.

Se você deseja construir uma presença online, é importante verificar se o seu site representa bem o seu negócio.

Além disso, você deve considerar a escolha de um nome de domínio correto. Embora possa ser um desafio decidir qual é o melhor nome a ser usado, existem ferramentas para gerar nomes de domínio que podem facilitar a escolha do nome certo.

Lembre-se de que quanto mais pessoas souberem sobre sua marca, mais perto estarão da decisão de compra.

  • Valor do negócio

Quanto melhor sua marca, mais fácil você pode agregar valor ao seu negócio. Em longo prazo, isso ajudará sua empresa a se sustentar melhor.

Além disso, ter uma boa marca lhe dará a oportunidade de influenciar o mercado, seja em termos de padrões ou preços de produtos.

Por exemplo, a Apple é uma das empresas líderes mundiais em uso de marcas para agregar valor ao negócio. Embora a maioria dos clientes diga que os produtos da Apple são caros, eles continuam a comprar os produtos mais recentes disponíveis, já que a Apple os posicionou com sucesso como um item valioso no qual vale a pena investir.

  • Lealdade

A fidelidade à marca aparece quando seus clientes estão totalmente engajados com seus produtos e repetem as compras continuamente.

Por isso, a fidelidade à marca é a maior preocupação de uma empresa como a Coca-Cola. Eles conseguiram ganhar $ 81 bilhões em receita de vendas de produtos na América do Norte, apenas durante 2016.

Esse sucesso se deve à capacidade de transformar o amor à marca em compras contínuas ou recorrentes.

Como melhorar o reconhecimento da marca e a visibilidade com o marketing de conteúdo

Existem basicamente três maneiras de melhorar o reconhecimento e a visibilidade da sua marca: pacotes de conteúdo, conteúdo interativo e guest blogging.

Independente do segmento de sua empresa, seja no setor de investimentos que oferece serviços como Multi-family office, restaurante, e-commerce, entre outros, basta seguir as dicas para criar conteúdos de qualidade para suas campanhas de marketing.

Pacotes de conteúdo

Depois de ter uma marca, você precisa criar um ótimo conteúdo que possa atingir um público mais amplo. É por isso que o “empacotamento” de conteúdo é uma das melhores estratégias que vale a pena tentar.

Com este agrupamento de conteúdo, você pode começar com uma postagem de blog relevante e informativa, que você pode compartilhar em suas redes sociais. Ou então, você pode publicar e-books para as pessoas baixarem ou imprimirem de forma gratuita, como uma isca para adquirir o seu serviço.

De acordo com a Sage Advice, uma experiência integrada pode melhorar a fidelidade à marca em até 88% e o uso de mídias sociais pode gerar respostas 71% mais rápido. Dito isso, é uma boa ideia tentar usar pacotes de conteúdo para atingir uma gama mais ampla de clientes em potencial.

Conteúdo interativo

Algumas tendências indicam que, nos próximos anos, os clientes pedirão que você se envolva mais com eles. Entregar conteúdo interativo pode ser uma ótima maneira de construir um melhor engajamento, porque facilita a participação ativa.

Na verdade, 91% dos clientes em potencial hoje exigem conteúdo visual e interativo. Cada cliente precisa de uma resposta personalizada para cada necessidade que experimenta.

Como o conteúdo interativo permite que você colete informações de seus clientes para oferecer a solução mais adequada, você também pode se beneficiar deste método. Ao apresentar conteúdo personalizado, você pode aumentar a intenção de compra em 78% para seus clientes.

Realize stories no perfil profissional das redes sociais da empresa, enquete sobre novos produtos e serviços, sorteios, pesquisa de satisfação, opinião em vídeos, etc.

Blog de visitantes

Ao escrever uma postagem de blog em um site de terceiros, você obterá o benefício de uma exposição melhor e mais ampla. É por isso que muitas pessoas usam o guest post como uma estratégia para gerar reconhecimento e visibilidade da marca.

Além disso, o guest post pode ajudar a mostrar sua experiência em um determinado nicho. Isso é importante para construir a confiança de seus clientes em potencial. Quanto mais conteúdo útil e informativo você escrever, mais facilmente seus clientes encontrarão sua marca. Portanto, você será capaz de criar uma melhor consciência sobre isso.

O reconhecimento e a visibilidade da marca são essenciais para o seu negócio. Você precisa manter sua marca por meio das melhores estratégias de marketing que existem, como o marketing de conteúdo, porque visa construir um relacionamento de longo prazo com clientes em potencial.

Com o marketing de conteúdo, você pode usar o conteúdo para impulsionar sua estratégia de marca, melhorando o reconhecimento, o valor comercial e a lealdade do cliente, principalmente, oferecendo um bom atendimento na hora e pós venda.

Lembre-se de que existem três maneiras de melhorar o reconhecimento e a visibilidade da marca. Os pacotes de conteúdo que facilitam a criação de mais conteúdo para atingir um público mais amplo. Além disso, não se esqueça de oferecer um ótimo canal de atendimento ao cliente.

O conteúdo interativo que pode aumentar a intenção de compra e convidados de blog para ajudá-lo a obter melhor exposição e autoridade.