É cada vez maior o número de pessoas que utilizam a internet para decidir pela compra de produtos ou serviços de todos os tipos. Os usuários levam em conta as informações que encontram em sites e redes sociais, bem como avaliam a reputação e credibilidade da marca.
Em razão disso, o marketing digital tem sido o grande protagonista do crescimento de incontáveis empresas de todos os setores. E no segmento da saúde, não vem sendo diferente. Em razão disso, investir em marketing digital para clínica, seja qual for sua especialização, tem sido indispensável para qualquer gestor.
O marketing digital para clínica, bem como para qualquer outra organização, necessita de um bom planejamento estratégico e de investimentos corretos. O primeiro passo para que essa jornada tenha sucesso é conhecer bem o público-alvo que se pretende atingir para, só assim, poder criar conteúdo.
Marketing digital para clínica: ideias que dão certo
Produzir conteúdo informativo, educativo e relevante é a grande chave do negócio. Muitas pessoas chegam até empresas fazendo pesquisas básicas no Google sobre assuntos que as liguem à determinada marca.
Por exemplo, se uma clínica de cirurgia plástica oferece serviços de mamoplastia, é preciso produzir conteúdo que esclareça como funciona o processo, quais suas vantagens, como funciona o pré e o pós-operatório, para quem essa intervenção cirúrgica é indicada, etc.
Uma paciente que deseje fazer tal cirurgia chegará até o blog da clínica e lerá um artigo que fale a eduque e a faça entender se ela, de fato, se encaixa naquele tipo de solução. Então, possuir um site ou um blog com esse tipo de conteúdo, bem escrito e com layout atrativo, é uma das grandes ferramentas do marketing digital para clínica.
Neste momento, é necessário entender sobre SEO e saber fazer uso de suas principais técnicas. Tudo porque é o SEO quem ajuda a posicionar melhor os seus textos no Google, aumentando as chances de que o potencial cliente chegue até você sozinho — isso é o que nós definimos como tráfego orgânico.
As redes sociais são aliadas
É impossível imaginar um bom marketing digital para clínica que se isente de uma presença forte nas redes sociais. A depender do perfil da sua empresa e do público que você deseja atrair, é fundamental ter perfis ativos em redes como:
- Facebook;
- Instagram;
- YouTube;
- LinkedIn;
- Twitter;
- TikTok;
- Pinterest.
Claro que não é preciso ter todas essas contas, mas sim fazer conteúdo periódico e interessante (tanto do ponto de vista da redação quanto da arte) para engajar seus seguidores e conquistar novos.
Aqui, é o momento de se investir em tráfego pago — ou seja, patrocinar conteúdos no Facebook Ads ou Instagram Ads, como forma de atingir potenciais clientes com publicações estratégicas.
Campanhas pagas são outra ferramenta de marketing digital para clínica que funcionam muito bem, mas não são a única. Fazer uso de ferramenta de automação de e-mail e enviar, periodicamente, e-mail marketing para sua base de contatos é outro grande trunfo da comunicação digital.
Por meio do e-mail marketing, é possível manter um vínculo de proximidade com os seus pacientes, informá-los sobre novidades, permitir que ele avalie o atendimento que recebeu e até mesmo lhe ofereça autonomia para marcar consulta através de formulários online. Sendo assim, o e-mail marketing é outra técnica muito importante e atual.