Pós-consulta: como o marketing pode te ajudar

Pós-consulta

Estabelecer uma boa estratégia de relacionamento pós-consulta com o seu paciente é um importante diferencial que você pode buscar para a sua clínica. Por meio desta metodologia, é possível estender o atendimento ao paciente e potencializar o nível de excelência dos serviços prestados pela sua empresa.

Outro bom argumento para investir no pós-consulta é o pleno entendimento de que a consulta não termina no consultório médico. Como a boa saúde dos pacientes é o que move essa profissão, mostrar uma preocupação contínua e manter um relacionamento de parceria com o paciente demonstra um diferencial humano da clínica com seu público.

A jornada do paciente vem sendo atingida diretamente pelo que conhecemos como transformação digital. Hoje, cada vez mais os clientes prezam por empresas em que se sintam especiais. Nesse sentido, valorizar um olhar mais sensível e direcionado aos anseios do paciente, certamente, melhora a reputação da empresa para com a opinião dele.

Como investir no marketing de relacionamento

Em primeiro lugar, é preciso fazer algumas ponderações. Você precisa investir em marketing de relacionamento analisando os seguintes critérios:

  • Sua agenda vive com buracos?
  • O número de ausências na primeira consulta é alto?
  • A quantidade de ausências nos retornos é superior a 50%?
  • O número de consultas de retorno é baixo?
  • Suas estratégias em marketing não estão surtindo os resultados esperados?

Esses problemas podem ser resultado de uma falta de relacionamento pós-consulta. Não possuir uma relação sólida e de troca com o seu paciente é a chave que impede sua empresa de identificar onde tem cometido erros e qual é o real nível de satisfação dos pacientes.

É preciso conhecer muito bem o público que você pretende atingir antes de fazer qualquer tipo de investimento em marketing. O tratamento diferenciado faz toda diferença para o paciente justamente porque este sai de um consultório com a sensação de que o médico dedicou atenção integral à sua condição, se esforçando para ajudá-lo além da consulta.

De olho nisso, selecionamos algumas estratégias de pós-consulta que podem ser aplicadas com o objetivo de fortalecer ainda mais a imagem da sua clínica ou consultório.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de marketing pós-consulta. Dados indicam que 70% das pessoas tendem a abrir os e-mails de suas empresas preferidas. E cerca de 95% dos usuários que aceitam receber esse tipo de e-mail marketing acreditam que as mensagens recebidas podem ser úteis. 

Por meio de uma boa automatização do disparo de e-mail marketing, é possível criar conteúdo relevante e pré-programado que seja aliado a dados e informações dos seus usuários. Por exemplo: um e-mail enviado logo depois da consulta, perguntando como foi o atendimento, além do encaminhamento de um link para que o próprio paciente marque seu retorno pode agregar muito valor ao pós-consulta

O envio periódico de e-mails levando conteúdo relevante sobre a saúde dos pacientes, ou com informação sobre os serviços oferecidos pela clínica, é outra boa dica. Por exemplo, se o paciente realizou uma endoscopia para identificar uma gastrite, o e-mail pode falar sobre cuidados alimentares para ajudar durante a recuperação desta doença.

Mensagens de texto e de WhatsApp que tragam essa proximidade entre paciente e clínica, mesmo que seja através de chatbot, também podem ser muito significativas para o seu cliente na hora dele tomar a decisão de retornar à clínica ou migrar para a concorrência.