Aprenda vender no Instagram - 6 melhores dicas para alavancar seu perfil

Aprenda vender no Instagram – 6 melhores dicas para alavancar seu perfil

Vender no instagram

Quer aprender a vender no instagram? Leia este texto e veja algumas dicas básicas para construir o seu perfil. Ao fazer isso, você terá um excelente ponto de venda e poderá ter relações seguras com seus clientes.

O Instagram é uma plataforma onde mais de 500 milhões de pessoas interagem todos os dias. Mesmo sendo impressionante, essa enorme quantidade de acessos é banal para a plataforma. Por isso, o Instagram é uma excelente oportunidade de negócios.

Muitos usuários do Instagram estão à procura de serviços ou produtos. Com isso, você pode usar a plataforma para divulgar a sua empresa. Assim, será possível alavancar suas vendas e impulsionar o seu negócio.

No entanto, para que o Instagram funcione dessa forma, é preciso usá-lo da forma correta. É importante conversar com seus seguidores e conhecer os seus interesses. Dessa forma, você saberá do que seu público precisa e, literalmente, poderá vender o que ele pede.

1) Monte um perfil comercial

Para vender no Instagram, não é recomendado usar o seu perfil pessoal. O ideal é montar um perfil comercial para o seu negócio. Esse tipo de perfil apresenta recursos importantes que um perfil pessoal não possui. Ao criar um perfil comercial, você terá os seguintes recursos:

1) Verificar quantas pessoas visualizaram seu post;

2) Saber quem interagiu com a postagem;

3) Saber o número de pessoas que entraram em seu perfil;

4) Contar o número de cliques em suas postagens e links;

5) Fazer anúncios.

O objetivo das contas comerciais é mostrar informações relevantes aos seus adms. Isso permite que eles entendam melhor o seu público e analisem os posts que foram bem-sucedidos. Para ter um perfil comercial, basta criar uma nova conta ou transformar o seu perfil pessoal em um perfil comercial. Para isso, veja as instruções abaixo:

1) Entre nas configurações do seu Instagram;

2) Selecione a opção “Alternar para perfil comercial”;

3) Sincronize sua conta do Instagram com sua página do Facebook. Para isso, é necessário ter uma página do Facebook exclusiva para o seu negócio;

4) Por fim, insira os dados da sua empresa na opção “Configurar perfil comercial”.

2) Escreva uma bio

Uma biografia (bio) é o pequeno texto que aparece no perfil do Instagram. Normalmente, ele é usado para descrever seu negócio e contar um pouco sobre ele para o seu público. Em suma, ele é o cartão de visitas do seu perfil.

Além de informar seus clientes, a bio ajuda sua página a se aproximar de outras pessoas. Amigável e, ao mesmo tempo, explicativa, a bio oferece oportunidades de aproximação entre sua empresa e seus clientes.

Não é preciso ser super criativo na hora de escrever a sua bio. O importante é ser claro sobre o seu produto e mostrar o que ele oferece. Mostre um ou mais pontos diferenciais, escreva de forma empática e apresente outros meios de contato como WhatsApp e e-mail.

3) Faça posts de qualidade

Postar apenas produtos e promoções em sua página não adianta. As pessoas usam o Instagram para descobrir coisas novas e aprender sobre novas tendências. Ou seja, você não pode tratar o seu perfil como um simples portfólio de vendas.

É necessário que seu perfil tenha um bom conteúdo. Assim, seus clientes se interessaram por ele e, por consequência, comprarão o que você vende.

Compartilhe curiosidades sobre seus produtos, explique como utilizá-los e fale sobre seu processo de fabricação. Além disso, poste fotos que mostram o cotidiano de sua empresa e até mesmo mensagens engraçadas relacionadas ao seu trabalho. Aliás, o uso de memes também pode ser útil.

Lembre-se que o Instagram é um local descontraído. Portanto, postar só pensando em vender não é o mais indicado. O ideal é alternar postagens de vendas com postagens de conteúdo, assim, você terá um perfil informativo e interessante para seus clientes. Com isso, eles engajaram em sua página e, com o passar do tempo, comprarão seus produtos.

4) Não esqueça os stories

Os stories são conteúdos curtos que o Instagram exclui depois de 24 horas. Além disso, as pessoas amam esse tipo de post e os números mostram isso. Atualmente, cerca de 500 milhões de perfis interagem com os stories diariamente.

Além de muito engraçados, os stories também são estratégicos. Em seu perfil comercial, é possível saber quantas pessoas viram seu post, quantos cliques foram feitos, quem compartilhou suas postagens, entre outras coisas. Com esses dados, você pode saber quais pessoas estão interessadas em seu produto e o tipo de conteúdo que as agradou.

Ademais, esse recurso é ótimo para atrair engajamento no instagram, pois permite interações mais dinâmicas com o público. Nesse caso, será possível criar enquetes, fazer perguntas, ver reações dos seguidores, entre outras coisas.

5) Conheça o perfil do seu cliente

Para que suas vendas realmente cresçam, é necessário conhecer o seu cliente. Ou seja, é necessário analisar os dados que mostram quem curtiu, compartilhou e comentou em seus posts. A partir desses dados, você descobre o perfil de seu cliente.

É importante analisar todas as pessoas que interagem com suas publicações e falam com você. Dessa forma, é possível saber o que cada uma delas têm em comum. Ao detectar isso, você descobrirá o perfil do seu consumidor e poderá fazer uma venda direcionada.

Ao analisar esses dados, é possível compreender qual é o perfil de seus clientes. Ademais, você pode analisar suas preferências e como eles tendem a comprar. No fim das contas, isso é muito importante para fazer vendas no Instagram.

6) Seja parceiro de algum influenciador

A parceria com influenciadores é uma ótima maneira de atrair público para sua página. Sua empresa lucrará muito com essa parceria, pois seguidores daquele influenciador podem se transformar em clientes. Além disso, dependendo da fama do influenciador, sua marca pode ficar nacionalmente conhecida.

Como vários seguidores de um influenciador têm grande admiração por ele, eles irão na tua página só porque ele pediu. Assim, sua marca ganhará mais seguidores e potenciais clientes. Ou seja, unir-se a um bom digital influencer pode alavancar a sua marca, pois o público deles gera muito engajamento.

Para quem é novo no mundo do e-commerce, o ideal é se juntar com um micro-influenciador. Segundo dados da Social Bakers, 97% dos influenciadores do Instagram possuem menos de 10.000 seguidores.

Lembre-se que, nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Apesar de seu público não ser tão grande, os micro influenciadores têm altas taxas de engajamento e conversão. Ou seja, as páginas deles crescem de forma consistente e estável.