Por que usar chatbot inteligencia artificial (ai)?

O crescimento do consumo online fez surgir a necessidade do uso de soluções automatizadas, como o chatbot de inteligência artificial (ai), para que os empreendimentos conseguissem alcançar as expectativas dos consumidores.  

Essas ferramentas se tornaram fundamentais para resultados mais eficientes, e graças ao uso de robôs em atendimentos, a capacidade de suporte dos negócios foi ampliada e a agilidade de respostas potencializou resultados. 

Manter conexões rápidas com os consumidores se tornou necessário nos atendimentos, e 40% das empresas adicionaram novos canais de comunicação, como o uso de chatbot de mensagem automática em seus negócios durante 2020, como mostrou o relatório de CX 2021 da Zendesk.

Por isso, avaliando a acensão do uso de tecnologias nas estratégias de relacionamento dos negócios, preparamos esse conteúdo para você entender por que utilizar chatbot inteligência artificial (ai) pode ser vantajoso para o seu empreendimento. 

Inteligência Artificial: o que é?

Conhecida popularmente como AI, a inteligência artificial é a área da ciência da computação que replica a inteligência e pensamento humano nas máquinas, tornando elas capazes de resolver problemas com base nas atitudes que as pessoas tomariam.

O conceito de inteligência artificial surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, no intuito de criar computadores capazes de reconhecer padrões, e assim auxiliar na tomada de decisões. 

Essa tecnologia se fortaleceu, e hoje, graças a transformação digital o AI auxilia em diversos tarefas cotidianas das empresas, tornando a rotina dos colaboradores muito mais ágil e organizada por conta da automatização de processos de várias etapas, como o atendimento ao cliente.

E o chatbot, o que é?

Chatbot é um software de gerenciamento de mensagens que funciona automatizadamente e replica uma conversa humana. Essa ferramente é muito utilizada por empresas, servindo para dar velocidade ao suporte.

O sistema de chatbot é utilizado por negócios que prezam oferecer atendimento de qualidade para o maior número de clientes possível de forma personalizada e, ao mesmo tempo, econômica, podendo ser programado em um formato simples, ou por meio do uso de inteligência artificial.

O uso do chatbot eleva a experiência dos consumidores, pois amplia a capacidade de suporte e disponibilidade do atendimento, potencializando os resultados da empresa e a satisfação dos clientes.

Tipos de chatbot para empresas

  • Chatbot de diretrizes: programado de forma simples, esse chatbot para empresas usa um sistema baseado em palavras-chave de atendimentos já feitos pela central de suporte. Um tipo de chatbot mais limitado, que funciona como uma espécie de FAQ. 
  • Chatbot inteligência artificial (ai): essa ferramenta é mais completa e avançada, e baseia o aprendizado do bot em uma rede neural artificial, conhecida como Processo de Linguagem Natural (NPL), ensinada ao chatbot inteligencia artificial por meio da tecnologia de Machine Learning

Ambos os tipos de chatbot para empresas facilitam o processo de atendimento, garantindo velocidade na comunicação com os consumidores, e tornando a capacidade de suporte mais ampla.

Por que usar chatbot inteligencia artificial (ai)?

Para algumas empresas, o uso de um chatbot de mensagem automática para resolver questões simples como a emissão de boletos, informações básicas sobre pedidos, e outras aplicações que não exijam uma sistemática mais elaborada, é suficiente.

Porém, negócios que querem expandir sua capacidade de atendimento, oferecendo mais agilidade, interatividade e capacidade analítica, optar pelo chatbot inteligência artificial pode ser muito mais eficiente, pois, ao unir AI ao uso de um bot é possível:

  • automatizar vendas;
  • oferecer atendimentos ininterruptos;
  • realizar mais agendamentos e reservas;
  • realizar pesquisas;
  • ter um pós-venda mais eficientes;
  • dentre outras possibilidades.

Como implementar um chatbot inteligência artificial (ai)?

A implementação de um chatbot inteligência artificial (ai) deve ser acompanhado com cuidado, para garantir que o processo de aprendizagem da ferramenta aconteça adequadamente.

Apesar de se tratar de um sistema, é muito importante que o funcionamento do chatbot seja acompanhado ao logo dos primeiros 60 dias, só assim a empresa terá certeza que a programação da rede neural do bot está funcionando conforme o esperado.

Além disso, é bom reforçar que uma boa central de suporte não se baseia apenas no uso de chatbot de mensagem automática. 

O alinhamento entre assistência humana e chatbot inteligência artificial (ai) é fundamental para que quando o bot não tiver a programação adequada para solucionar alguma questão específica, um agente de atendimento possa concluir esse atendimento. 

Principais vantagens de usar chatbot inteligência artificial (ai)

Construção de um banco de dados sólido

Ao usar um chatbot de inteligência artificial todas as interações que acontecem entre os consumidores e o negócio ficam armazenadas no sistema do bot, gerando relatórios que podem ser uteis na criação de respostas mais elaboradas e direcionadas para cada cliente.

Com mais dados a empresa consegue criar mais estratégias para interações futuras, melhorando não só o relacionamento com os compradores, mas também o planejamento do negócio.

Disponível 24 horas

A tecnologia criou um consumidor que interage e consome diariamente, a qualquer horário do dia, por isso, não existe horário comercial para quem vende online.

Com chatbot inteligencia artificial (ai), programar um bot para responder continuamente aos contatos se tornou uma forma de nunca deixar um cliente sem respostas.

Personalização nos atendimentos

Um chatbot baseado em AI pode ser personalizado de acordo com a imagem que a marca quer passar, ou, avaliando o perfil do consumidor. Essa ferramenta permite modificar a linguagem, avatar, jogo de cores da interface de relacionamento, e até mesmo a forma que o bot se comportará.

Satisfação do cliente

Um chatbot inteligência artificial é uma ferramenta totalmente personalizável, isso possibilita agilidade e continuidade aos atendimentos, e gera ótima experiência aos consumidores, tornando o relacionamento muito mais satisfatório.

Redução no tempo dos atendimentos

Graças a rede neural que um chatbot inteligência artificial (ai) possuí, os atendimentos são realizados muito mais rapidamente. Isso diminui filas de espera por atendimento e deixa os agentes humanos livres para resolver questões de suporte mais complexas. 

Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens que uma ferramenta de atendimento automatizada, como um chatbot com inteligência aritificial (ai) pode motivar ao suporte de uma empresa, e quando essa ferramenta é bem escolhida o processo pode se tornar ainda mais eficiente.

Portanto, invista em um bom software de suporte para o atendimento da sua empresa, e não deixe de verificar se ele conta com o uso de inteligência artificial alinhado alinhada a estratégias omnichannel como o chatbot, dessa forma seu negócio ofertará boa experiência de atendimento e conquistará mais consumidores.

Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes