As 7 etapas da negociação: saiba qual o caminho para conseguir fechar mais vendas

Preço, data de entrega, quantidade, forma de pagamento, preferência nos pedidos… Seu cliente sempre vai pedir um pouquinho mais na hoar de fechar um negócio!

Por isso, o sucesso nas vendas depende diretamente da sua habilidade de conduzir a negociação.

Não se dedicar a essa importante etapa do processo comercial pode fazer com que todos os esforços feitos para trazer o potencial cliente até esse momento sigam por água abaixo.

Para te ajudar, elaboramos este conteúdo que vai explicar quais são as 7 etapas da negociação às quais todo vendedor precisa se atentar:

  1. Preparação;
  2. Investigação;
  3. Sinalização;
  4. Teste;
  5. Concessões;
  6. Acordo;
  7. Fechamento.

Ao longo das próximas linhas, você vai conferir também 4 dicas valiosas para você negociar melhor e fechar mais vendas:

  1. Pesquise muito sobre o seu cliente;
  2. Gere rapport;
  3. Identifique o que o cliente mais valoriza no seu produto;
  4. Seja firme com os seus limites de concessão.

Quais são as 7 etapas da negociação?

Negociar é uma atividade complexa em que estar frente a frente com o cliente é apenas uma das etapas finais desse processo. Muito mais ocorre antes disso.

Um erro muito comum que os vendedores costumam cometer é acreditar que a negociação começa já no momento em que as partes envolvidas fazem a troca de concessões.

Na verdade, existem algumas importantes etapas da negociação que antecedem esse momento. Saber identificar cada uma delas é necessário para que você possa orientar melhor suas ações rumo ao fechamento da venda e o usar as melhores técnicas de negociação em cada uma delas.

Confira abaixo quais são as 7 etapas de uma negociação.

Etapa 1 – Preparação

Bem antes de fazer e solicitar concessões, a negociação começa com a preparação do vendedor.

É fundamental que seja feita uma pesquisa prévia sobre o cliente de modo a levantar informações relevantes sobre ele e que podem ser bastante úteis durante a negociação.

Ainda tem dúvidas de como se preparar para uma negociação? Então, dê uma olhada nestas dicas que preparamos para você:

Etapa 2 – Investigação

Nesta etapa, busca-se investigar se as informações levantadas na Preparação correspondem, de fato, à realidade e às necessidades do cliente. É interessante que o vendedor ouça mais e fale menos.

Uma das técnicas mais usadas para isso é a SPIN Selling, quando são feitas quatro tipos de perguntas:

  • Perguntas de Situação
  • Perguntas de Problema
  • Perguntas de Implicação
  • Perguntas de Necessidade de solução

Etapa 3 – Sinalização

Este é o momento em que o vendedor sinaliza para o cliente quais são os seus interesses e ideias para a negociação que está em andamento.

No processo de negociação comercial esta fase é muito importante para que o vendedor mostre até onde pode chegar e o que espera do cliente.

Etapa 4 – Teste

A quarta etapa da negociação consiste em testar suas hipóteses. O vendedor deve fazer uma proposta inicial de modo a testar como o cliente reage a ela.

Ficar de olho na linguagem corporal pode ajudar!

Etapa 5 – Concessões

Agora sim é a hora de fazer a troca de concessões. Com base na sua proposta inicial, o cliente vai fazer algumas exigências que você pode ou não atender e vice-versa.

Negar uma concessão é importante, se isso for tornar o negócio inviável para sua empresa.

Etapa 6 – Acordo

Alinhadas as concessões, nesta etapa deve ser elaborado um acordo final. A intenção é garantir que ambas as partes estão na mesma página e concordam com os termos do contrato.

Uma das formas de chegar a um acordo com o cliente é por meio da Técnica Zopa de Negociação, veja como funciona:

Etapa 7 – Fechamento

Por fim, a sétima e última etapa da negociação consiste na assinatura do contrato e fechamento da venda. Todos os pontos tratados nas etapas anteriores são finalmente formalizados.

4 dicas para se dar bem nas etapas de negociação

Saber negociar é uma habilidade determinante para ser bem sucedido nas vendas. Com base nas 7 etapas da negociação que apresentamos anteriormente, confira a seguir 4 dicas valiosas que vão te ajudar a fechar mais vendas.

1 – Pesquise muito sobre o seu cliente

É extremamente importante que você chegue muito bem preparado para negociar com seu cliente.

Para isso, faça uma pesquisa aprofundada sobre o cliente. Busque conhecer suas principais dores, deficiências e expectativas. Dessa forma, fica mais fácil convencê-lo de que você pode ajudá-lo a solucionar seus problemas.

2 – Gere rapport

Rapport é um termo utilizado para se referir a uma espécie de conexão que se estabelece entre duas partes.

Em uma negociação, o vendedor que consegue gerar rapport com o cliente acaba criando uma relação mais próxima e de empatia. Isso contribui para diminuir eventuais resistências por parte do cliente.

3 – Identifique o que o cliente mais valoriza no seu produto

Para uma negociação de sucesso, busque identificar quais aspectos da sua solução representam maior valor para o cliente. Isso poderá ser utilizado como poder de barganha.

4 – Seja firme com os seus limites de concessão

Tenha clareza sobre o máximo de concessões que você está disposto a fazer e mantenha-se firme em relação a esse limites. Isso vale para prazos, valores, quantidades, etc.

E mais: para cada concessão, peça algo em troca.

Não existe uma fórmula mágica para uma negociação de sucesso. No entanto, conhecendo bem as etapas da negociação e seguindo as dicas que trouxemos aqui, você estará mais preparado para fechar mais vendas.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.