Relatórios de marketing digital: o que avaliar na área da saúde?

Relatórios de marketing digital

O Marketing Digital Médico tem como principal objetivo criar um conjunto de estratégias que visam mostrar para os possíveis pacientes a qualidade dos serviços oferecidos, competências profissionais, divulgar a clínica ou consultório, entre outras informações que sejam relevantes para aumentar a atração de novos clientes e se tornar referência. 

Vale ressaltar que, para criar uma estratégia de marketing digital bem elaborada, é necessário conhecer todas as determinações estipuladas pelo Conselho Federal de medicina (CFM), para que todas as postagens das mídias sociais, campanhas de e-mail marketing, site e blog, consigam garantir toda a idoneidade e credibilidade dos profissionais da saúde e a segurança dos pacientes.

Outro ponto que deve ser levado em consideração para que tudo esteja de acordo com as regras é implementar um relatório de marketing digital nos procedimentos, uma vez que ele irá ajudar em diversas ações, tais com:

  • Conquista de clientes;
  • Pesquisa de mercado;
  • Fornecimento de insights detalhados;
  • Visão clara e objetiva dos KPIs de marketing digital mais relevantes;
  • Criação de uma base sólida para aumento das conversões. 

O que é um relatório de marketing digital? 

Um relatório de marketing digital pode ser definido como um conjunto de dados criados para analisar e estudar o desempenho de uma determinada campanha ou esforço de marketing específico.

Ele é utilizado pelos profissionais como uma forma de entender com maior eficiência a estratégia de marketing digital que está sendo aplicado no consultório ou clínica. 

Principais tipos de relatórios de marketing digital

Exposição da marca

Tem como principal objetivo fazer com que o consultório ou a clínica seja conhecida por um número maior de pacientes e medir o seu alcance. Os relatórios com esse tipo de funcionalidade precisam incluir dados como curtidas nas redes sociais e as buscas feitas no Google. 

Geração de leads

Visa criar ações que gerem cadastros e, por sua vez, os convertam em pacientes. Neste relatório será preciso incluir as métricas obtidas por meio do Google Ads, Facebook Ads, além das entregas, abertura e cliques dos e-mails disparados. 

Fidelização

Tem o objetivo de criar e fidelizar um relacionamento com os pacientes. Dependendo dos canais de comunicação utilizados, métricas como compartilhamento nas redes, retorno de visitantes, assinatura de newsletter e o ciclo de vida do seu paciente são extremamente importantes para incluir no relatório de marketing digital. 

Quais dados os relatórios de marketing digital devem analisar?

São diversas métricas que devem ser avaliadas e incluídas dentro do relatório de marketing digital. Por isso, para ajudá-los iremos trazer os principais dados que devem ser analisados neste documento. 

Geração de leads e visitantes

Nesta etapa é analisado o funil de vendas e observado o número de visitantes e leads gerados. O objetivo é verificar as principais ações que foram realizadas até aquele determinado momento e o que está gerando conversão.

Origem do tráfego e a performance dos canais de comunicação

Nessa fase é analisado quais são os canais que trazem maior tráfego de pessoas e conversão. Normalmente, os canais de origem desses tráfegos são:

  • Busca orgânica: vinda através dos buscadores;
  • Tráfego Direto: vindo das pessoas que acessam o site digitando o endereço no navegador;
  • Links: vindo de outros sites de referência;
  • Campanhas: vindas por meio do tráfego pago;
  • Facebook e outras redes sociais: vinda do tráfego social;
  • E-mail: tráfego vindo por meio das newsletter. 

Vale lembrar, entretanto, que não adianta ter um tráfego bom se nenhum deles virar um possível paciente potencial para o consultório ou clínica médica. Por isso, é muito importante entender quais desses tráfegos estão performando melhor. 

CAC (Custo de aquisição do cliente)

Uma das métricas mais importantes do marketing digital, uma vez que está ligada aos objetivos traçados. Ela é a soma de todo o investimento realizado para aumentar o número de atendimentos. No CAC estão incluídos:

  • Gastos feitos com marketing;
  • Valor da produção de conteúdo;
  • Investimento em mídias pagas. 

Para que esse número seja satisfatório, é preciso que o valor do CAC seja menor do que o retorno obtido. 

ROI (Retorno sobre o Investimento)

O ROI é uma métrica que permite avaliar se o investimento realizado está gerando um resultado positivo. O cálculo para definir esse valor é feito pela subtração dos ganhos dos custos e a divisão do resultado também pelos custos. 

Pesquisa de Satisfação

Outro método que funciona bastante para analisar os resultados do relatório é por meio da pesquisa de satisfação do paciente. Essa pesquisa consiste em duas perguntas feitas para o paciente:

  1. Qual é o seu nível se satisfação com o atendimento de 0 a 10;
  2. E explique o motivo dessa pontuação. 

Cada nota vai determinar o nível de satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados pelo consultório ou clínica. 

A partir dessa avaliação o consultório ou clínica poderá reestruturar o marketing médico e encontrar formas e ações para melhorar o que está errado. 

Para ter resultados satisfatórios é fundamental ter um marketing digital bem elaborado e um relatório contendo todas as métricas, de modo que seja possível encontrar soluções para reverter determinados problemas e identificar melhorias para os serviços prestados aos pacientes.