Comprar uma empresa pode representar uma excelente, rentável e rápida oportunidade de expansão. Entretanto, é preciso ter cuidados ao fazer esse tipo de negócio, pois, assim como existem casos de sucesso, em torno de 50% das aquisições de sociedades destroem valor para o adquirente.
Confira neste artigo as principais informações que um empresário precisa saber antes de comprar uma empresa.
Metodologias de investimento
Ao ter interesse na compra de uma empresa, é necessário priorizar aquelas às quais o preço seja substancialmente inferior ao seu valor. Essa metodologia de investimento é conhecida como Value Investing. Outra técnica é a análise fundamentalista, em que o valor presente dos fluxos futuros da empresa adquirida será adicionado à adquirente.
Por fim, também há a análise técnica, na qual ocorre um estudo por meio de gráficos dos movimentos na Bolsa de Valores do “preço” de uma empresa. Essa metodologia tem o objetivo de prever as movimentações futuras, porém é a menos utilizada pelos especialistas.
Defina o tamanho da participação
Aquisições são operações nas quais uma empresa (adquirente) compra uma participação em outra empresa (adquirida), normalmente de menor tamanho. A aquisição dessa participação pode ser total ou parcial (neste caso majoritária ou minoritária).
No caso de uma participação total, a empresa adquirida pode ser extinta e completamente integrada na adquirente (incorporação) ou pode operar de forma independente, com maior ou menor grau de integração na empresa adquirente.
Ao se adquirir uma empresa, além dos ativos dela, o comprador também está angariando todos os seus passivos e riscos. Em alguns casos, porém, quando os passivos da empresa inviabilizam a transação, a compra pode ser feita pela aquisição da marca e dos ativos líquidos da sociedade.
O dinheiro recebido na transação é pago aos sócios por liquidação ou por um dividendo extraordinário e, posteriormente, uma parte ou todos os funcionários são transferidos para a nova sociedade.
Estratégias para evitar erros comuns
Recomendamos três estratégias para evitar armadilhas que possam causar uma destruição de valor para o adquirente de uma empresa. São elas:
Escolha correta do target de aquisição: realize um estudo de mercado pre-deal com o intuito de selecionar a empresa-alvo que esteja melhor alinhada aos seus objetivos.
Valor da aquisição justo: evite fazer uma oferta excessivamente alta. O cálculo do valuation da empresa deve ser realizado seguindo os conceitos da análise fundamentalista.
PMI – Post Merger Integration: é muito importante a correta integração pós-fusão com o intuito de realizar as sinergias que foram consideradas na elaboração da sua oferta de aquisição, e que deverão ser seu ganho ou lucro na compra da empresa.
Contar com um time de executivos, ou de consultores externos, especializados em compras de empresas estratégicas é muito importante. A Capital Invest M&A Advisors oferece consultoria especializada, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras em sua busca por crescimento e investimento no Brasil.