Engajamento da equipe de vendas: 10 dicas fundamentais para engajar melhor o time comercial e alavancar os resultados - Ecap consultoria

Engajamento da equipe de vendas: 10 dicas fundamentais para engajar melhor o time comercial e alavancar os resultados

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Contar com uma equipe de vendas engajada e motivada é fundamental para que a empresa consiga ter um bom desempenho comercial e se manter competitiva no mercado, superando os concorrentes de forma sustentável.

Vendedores engajados são aqueles que estão fortemente envolvidos em suas funções e se preocupam em executá-las da melhor maneira possível. Tratam-se de profissionais verdadeiramente comprometidos em atingir as metas e os objetivos estabelecidos.

Quando há um sólido engajamento por parte da equipe comercial, a empresa é impactada positivamente com o aumento da produtividade e dos resultados financeiros.

Mas você sabe como manter a equipe engajada e motivada? O que fazer para conseguir essa proeza?

Tendo isso em vista, separamos aqui 10 dicas essenciais que vão te ajudar a melhorar o engajamento do seu time de vendas.

Continue a leitura e saiba que práticas você pode implementar para manter os colaboradores motivados e com o foco em resultados:

  1. Dedique-se ao onboarding de novos colaboradores;
  2. Explicite a missão, a visão e os valores da empresa;
  3. Envolva os colaboradores no processo de definição de metas;
  4. Promova a gestão à vista;
  5. Faça uso da gamificação;
  6. Promova uma comunicação interna eficiente;
  7. Realize reuniões periódicas de feedback;
  8. Ofereça boas condições de trabalho;
  9. Ofereça um plano de carreira;
  10. Invista em treinamentos e capacitação profissional.

Como promover o engajamento na equipe de vendas?

Para engajar a equipe de vendas, existem algumas ações fundamentais que você deve colocar em prática com os seus colaboradores. Veja a seguir quais são elas.

1 – Dedique-se ao onboarding de novos colaboradores

A promoção do engajamento da equipe de vendas deve começar logo no momento em que os vendedores passam a integrar o quadro de funcionários da empresa.

Crie um programa voltado à integração de novos colaboradores ao time comercial, o chamado onboarding. Para isso, siga alguns passos simples, como esclarecer as rotinas da área comercial, definir claramente as tarefas a serem executadas e, principalmente, as metas que deverão ser cumpridas pelos integrantes da equipe individualmente.

2 – Explicite a missão, a visão e os valores da empresa

O engajamento dos colaboradores também depende da compreensão clara a respeito da missão, da visão e dos valores da empresa. É fundamental que a equipe de vendas esteja alinhada ao MVV.

3 – Envolva os colaboradores no processo de definição de metas

Outra dica importante para o engajamento da equipe de vendas consiste em envolver os colaboradores na hora de definir as metas do time.

Para metas realistas, alcançáveis e relevantes, leve em consideração o ponto de vista da equipe e as sugestões de quem está na linha de frente do processo comercial.

4 – Promova a gestão à vista

Crie um painel com os resultados da equipe e o coloque à vista de todos os colaboradores.

Compartilhe os indicadores de performance com seu time de vendas de forma transparente.

Dessa forma, eles poderão acompanhar em tempo real os principais indicadores de desempenho. Essa transparência da gestão à vista contribui para o engajamento da equipe.

Não sabe quais indicadores de performance de vendas usar? Aqui apresentamos algumas sugestões:

5 – Faça uso da gamificação

Utilize dinâmicas de jogos para incentivar a competição saudável entre os colaboradores e o engajamento. Aqueles que obtiverem os melhores desempenhos receberão recompensas de acordo com os resultados apresentados.

6 – Promova uma comunicação interna eficiente

O compartilhamento de informações dentro da equipe de vendas deve ser o mais eficiente possível. Para isso, utilize a tecnologia como aliada e invista em softwares que centralizem a comunicação interna, como o Slack.

7 – Realize reuniões periódicas de feedback

Por falar em comunicação, é imprescindível para o engajamento que você se reúna periodicamente com seus colaboradores para fornecer feedback.

Apresente os resultados individuais e coletivos e aproveite esses momentos para fazer elogios, alinhar expectativas e apontar o que pode ser melhorado.

8 – Ofereça boas condições de trabalho

O engajamento da equipe de vendas também está atrelado às condições de trabalho que a empresa oferece para ele, desde a infraestrutura até a flexibilização de horários e possibilidade de home office.

9 – Ofereça um plano de carreira

Os colaboradores tendem a se engajar mais em suas tarefas e metas se eles tiverem uma perspectiva de crescimento dentro da empresa.

Portanto, ofereça um plano de carreira que possibilite os vendedores de crescerem profissionalmente e alcançarem seus objetivos pessoais.

10 – Invista em treinamentos e capacitação profissional

Os treinamentos são importantes para atualizar os vendedores sobre as melhores técnicas e estratégias comerciais.

Além disso, você pode firmar parcerias com instituições de ensino para que os colaboradores façam cursos de capacitação profissional.

Dessa forma, eles se sentirão valorizados pela empresa, o que contribui diretamente para o engajamento.

DICA EXTRA: Comissão de vendas

A comissão de vendas é uma das mais tradicionais ferramentas de motivação de um time comercial. Você sabe como fazer seu cálculo? Então, confira esta explicação simples e objetiva:

Bom, o que você achou das nossas 10 dicas para engajar a equipe de vendas?

Implemente essas boas práticas com o seu time comercial e obtenha um desempenho cada vez mais satisfatório. Você veria como uma equipe motivada veste a camisa da empresa e entrega resultados!

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.