O que é liderança feminina? 5 características principais - Ecap consultoria

O que é liderança feminina? – Confira 5 características principais de uma liderança feminina!

O que é liderança feminina? – Confira 5 características principais de uma liderança feminina!

O que é liderança feminina? Como podemos definir as principais características de uma empresa ou grupo setorial que é liderado por uma mulher? Quais são as vantagens de possuir um grupo liderado por uma mulher? Essas são algumas das perguntas que responderemos no conteúdo de hoje.

No conteúdo de hoje, vamos abordar mais sobre esse assunto que está muito em alta. Somente no Brasil, 50% da mão de obra é realizada por mulheres. E onde estão as líderes nesse contexto em geral? Quais são as suas principais características? Como podemos analisar os benefícios obtidos por uma mulher na liderança? O que é liderança feminina? Leia conosco, vamos lá!

O que é liderança feminina?

Liderança feminina, conforme o próprio nome já indica, trata-se de um novo movimento no mundo dos negócios. Aqui, esquece-se a visão masculina de liderança de um grupo empresarial, e se dá espaço à visão feminina, mais detalhista e organizada em uma série de fatores, como verá nas características que citaremos a seguir.

Porém, apesar da liderança feminina apresentar diversos benefícios e vantagens, essa ainda não é uma realidade abrangente. Dizemos isso porque, segundo os dados do levantamento Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, as mulheres ainda ocupam 37,4% dos cargos de chefia no Brasil, contra 62,6% de cargos ocupados por homens. Com o termo “chefia”, queremos dizer cargos de liderança como chefe em um grande restaurante árabe, que variam desde apenas gerentes até mesmo donas de seu próprio negócio.

Quais são as características da liderança feminina?

Como podemos ver, o número de mulheres liderando grupos ainda não é igual ou majoritário, mas já é muito maior do que no passado. Caso compararmos com a década de 90, apenas 30 anos atrás, esse número é bem mais expressivo. O que contribuiu para esse “boom” das mulheres liderando grupos? Apenas uma luta maior pela igualdade de gênero ou a real visibilidade das competências incríveis que as mulheres possuem? Para responder essa pergunta, abaixo listamos aquelas que consideramos principais características da liderança feminina. Leia conosco:

1. O lado emocional conta muito

Não é de hoje que se sabe que as mulheres são mais emocionais do que os homens, porém, por muito tempo isso foi visto com maus olhos no âmbito empresarial. Entre alguém com maior razão do que emoção, o primeiro dos dois sempre se sobressaía entre as escolhas. Mas isso mudou.

É de fato sabido que mulheres são mais sensíveis, porém isso não quer dizer que não tenham razão, pelo contrário. Essa sensibilidade auxilia em momentos cruciais de dificuldade dentro de uma empresa. O que é liderança feminina? Uma liderança mais capacitada para ver o lado humano das coisas quando necessário, deixando as obrigações de lado para ajudar seus colaboradores a melhorar, independente da situação que estejam passando.

2. Melhor trabalho em equipe

A liderança feminina possui maior tendência à cooperação. Parando para pensar de forma simples, isso se encaixa perfeitamente ao trabalho em grupo ou setorial, quando se envolvem muitos colaboradores em prol de um resultado maior. O trabalho em equipe ocorre de forma mais natural, com maior cooperação e sinergia entre os liderados.

3. Liderança inclusiva

Você já ouviu falar do termo “liderança horizontal”? Não? Isso significa envolver todos em um único processo de busca por metas e objetivos. A liderança feminina tende a ser inclusiva, sem deixar ninguém de lado na hora da busca por resultados e cooperação. Com isso, aumenta-se o sentimento de pertença dentro do grupo, essencial para melhorar resultados em longo prazo.

4. Predisposição a mudança

Assim como é sabido que mulheres são mais emocionais, também é sabido que as mesmas são mais inovadoras. Com uma mulher no comando, tem-se a certeza de que, quando necessário, um novo caminho será tomado, sem bater cabeça muito tempo em um local que não traz verdadeiros resultados.

O que é liderança feminina? É uma liderança mais persuasiva, mais conectada com os colaboradores, com maior comunicação e, principalmente, mais detalhista. Esse fato de ser mais detalhista ajuda a entender quando se é necessário parar, analisar e mudar de direção ou então quando se deve continuar.

5. Mulheres possuem capacidade de agir em muitas direções

Você já ouviu o ditado de que uma mulher pode fazer duas tarefas ao mesmo tempo com maestria? Ou então que pode lhe ouvir perfeitamente enquanto ainda dá toda sua atenção à tarefa que está realizando paralelamente? É real, e isso significa que a liderança feminina pode agir em diversas direções simultaneamente.

Esse tipo de comportamento auxilia em momentos de crise ou de liderança situacional, quando não uma, mas uma série de ações precisa ser tomada para conter os problemas que estão surgindo dentro de um mesmo período.

Agora que já sabe o que é liderança feminina, comente abaixo o que achou do nosso conteúdo e também a sua opinião sobre esse assunto tão atual. Lembre-se: qualquer dúvida é só comentar abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!