4 dicas para uma boa gestão de condomínio - Ecap consultoria

4 dicas para uma boa gestão de condomínio

4 dicas para uma boa gestão de condomínio

Se você é síndico de um prédio de apartamentos ou de um condomínio, especialmente um maior, provavelmente está mais ocupado do que nunca.

Entre o malabarismo com os problemas atuais dos moradores, a integração de novos residentes e as mudanças nas diretrizes de saúde e segurança, você provavelmente está no limite.

Felizmente, existem algumas dicas simples de gestão de condomínio que você pode seguir para liberar tempo e tornar seu serviço melhor, além de ajudá-lo a ser um bom síndico para seus residentes.

Aprender a fazer mais com menos pode parecer um desafio, pois há tantas tarefas que um síndico pode realizar durante o espaço de um dia útil.

Gerenciar com sucesso mais tarefas em um curto espaço de tempo exige planejamento e estratégia, mas pode ajudar a aliviar o estresse que, de outra forma, não seria administrável a longo prazo.

Aqui estão algumas dicas de gestão de condomínios para tornar mais fácil e eficiente o gerenciamento de propriedades futuras e ajudá-lo a ser um síndico com mais sucesso.

4 dicas essenciais para a gestão de propriedades

Noções básicas de gestão de condomínio argumentam que o objetivo de um síndico, além de garantir a satisfação dos moradores, é aumentar a eficiência e otimizar as operações.

Para encontrar áreas de melhoria para o seu imóvel, comece respondendo às seguintes perguntas:

Quais tarefas consomem muito do meu tempo?

Muitas vezes, há tarefas nas quais um síndico deseja se concentrar e que acabam ficando em segundo plano, para tarefas repetitivas e às vezes tediosas, mas necessárias.

Se você está gastando uma quantidade significativa de tempo em tarefas administrativas repetitivas, pode valer a pena considerar terceirizar essas tarefas para um funcionário de suporte ou aplicativo como um software administração de condomínios.

Até a terceirização de uma tarefa pode economizar minutos preciosos, até mesmo horas de seu tempo. No espaço de um ano, esses minutos podem aumentar.

Quais são as queixas mais comuns dos meus moradores?

O fornecimento de um ambiente comunitário desejável começa com a observação das reclamações comuns dos moradores ou até mesmo pesquisando as suas opiniões em busca de suas ideias de amenidades mais desejadas.

Considere dar aos moradores uma caixa de sugestões ou um meio para fornecer feedback anônimo sobre os problemas que eles estão enfrentando na comunidade.

Abordar reclamações e sugestões de forma proativa pode mostrar aos moradores atuais e potenciais que eles são valorizados e também ajudá-lo a encontrar problemas operacionais que você talvez não tenha percebido que eram uma preocupação.

Como posso ser melhor organizado?

Mesmo com as melhores habilidades de gerenciamento de tempo, a gestão de condomínios  pode ser desafiadora, pois um síndico é regularmente inundado com vários empregos e demandas.

Considere programar ou agrupar seu tempo em vez de interromper as coisas à medida que surgirem. Existem vários aplicativos e serviços disponíveis que podem ajudar a agilizar processos ou organizar qualquer coisa, desde lidar com pagamentos de aluguel até aceitar pacotes.

Quais são os problemas ou tarefas recorrentes que mais lhe causam sofrimento?

Cada condomínio tem sua parcela de problemas. Às vezes, pode parecer uma porta giratória de problemas – assim que uma coisa é consertada, outro problema toma o seu lugar.

Dito isso, muitos condomínios têm problemas que, por uma razão ou outra, parecem surgir regularmente. Isso pode ser qualquer coisa, desde problemas de roubo de pacotes a complicações decorrentes da falta de estacionamento.

Seja qual for o problema específico, reserve um tempo para pensar em soluções que possam, com sorte, proporcionar a você e aos seus moradores algum alívio.