5 DICAS PARA AJUDAR A ESCOLHER A MELHOR FONTE PARA O SEU SITE - Ecap consultoria

5 DICAS PARA AJUDAR A ESCOLHER A MELHOR FONTE PARA O SEU SITE

font para sites
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Pense em escolher uma fonte como escolher uma roupa. Você não usaria um maiô para uma entrevista de emprego corporativa ou sua roupa de entrevista para um brunch casual com amigos.

As roupas que usamos são essencialmente uma apresentação de quem somos, uma porta de entrada para a impressão que você causa nos outros. As pessoas fazem suposições sobre nossa personalidade, status socioeconômico, idade e assim por diante com base no que vestimos – gostemos ou não.

Assim como nossas roupas definem um tom externo de quem somos, as fontes fazem o mesmo com o design. A escolha de uma fonte deve ser um processo muito cuidadoso. Não se precipite nos detalhes. Considere estas dicas quando começar a procurar pela fonte ideal.

1. Comece com o básico.

Como base, você deve estar familiarizado com as fontes sans serif e serif, pois elas governam a maioria das empresas de criação de site.

As fontes com serifa têm “pés” anexados no final ou na parte inferior dos caracteres (pense em Times New Roman ). As fontes sem serifa não têm pés (consulte Helvetica ). Se você precisar de ajuda para lembrar a diferença, saiba que sans serif significa literalmente “sem serifa”.

As fontes com serifa são mais fáceis de ler em materiais impressos.

Esses pequenos pés foram originalmente projetados para acomodar materiais impressos criados em uma máquina de escrever. Embora não usemos mais máquinas de escrever com frequência, as serifas ainda ganham destaque quando se trata de criar seus próprios trabalhos impressos.

Antes da década de 1970, as máquinas de escrever eram monoespaçadas (letras e caracteres tinham a mesma largura e altura). Coisas como espaçamento duplo após cada frase (uma prática desatualizada que você deve evitar) e – você adivinhou – serifas criavam a distinção necessária entre cada letra. Essa distinção tornou mais fácil para nossos cérebros reconhecer os personagens rapidamente, pois eles orientam o “fluxo” horizontal de nossos olhos.

As fontes sem serifa são melhores na web.

As serifas são normalmente mais finas e estreitas do que as sem serifas. Como você pode imaginar, isso os torna muito mais difíceis de ler na tela. Resoluções mais baixas tornam as fontes com serifa menos legíveis, pois perdem seus detalhes nítidos e, portanto, tornam o texto mais difícil para os olhos.

Os documentos impressos, na verdade, têm uma resolução mais alta do que a maioria das telas de computador – até mesmo os superpoderosos monitores retina da Apple – mais uma razão pela qual funcionam tão bem no papel e não tão bem online. Mas sem serifas? Independentemente da resolução ou do tamanho, eles não perdem a forma. O que você vê é o que você obtém, não importa o que aconteça.

Preste atenção ao contraste.

O contraste é especialmente importante quando você está decidindo quais fontes usar para seus títulos. Deve haver uma diferença clara entre a fonte do título e a fonte do corpo. Se você não tiver contraste suficiente entre os dois, eles acabam se mesclando, perdendo, portanto, organização, estrutura e hierarquia tão necessária.

Embora as fontes sans serif sejam mais equipadas para a web, é aceitável usar uma fonte serif para os cabeçalhos. Como as fontes de título são maiores do que as fontes do corpo, a diferença de tamanho deve ajudar na legibilidade. Apenas não troque os dois; nunca use uma fonte serif para sua cópia digital.

Limite o número de fontes que você usa.

Existem milhares de fontes – gratuitas e para compra – mas não fique satisfeito com as fontes. Na verdade, não use mais do que três. Seu site começará a parecer incompatível e bagunçado além de dois.

2. Considere a compatibilidade do navegador e da tela.

86% dos usuários da Internet têm telefones celulares, o que significa que a maioria dos usuários provavelmente visualizará seu site em um dispositivo móvel. Qualquer fonte que você escolher para o seu site precisa ser compatível com vários dispositivos. Parece suave e limpo em uma área de trabalho? Como é a aparência no Chrome e no Chrome mobile? Faça muitos testes em vários tablets, telefones, laptops e desktops.

3. Anote a identidade da sua marca, a mensagem e o propósito do design.

Sim, este artigo visa escolher uma fonte para o seu site, mas esta é apenas uma informação vital geral: as fontes devem corresponder ao tom, às mensagens e ao propósito de qualquer projeto em que você esteja trabalhando.

Faça estas perguntas:

  • Como ficará próximo a outros materiais de branding, como logotipos e cores?
  • Nosso tom é formal ou casual?
  • O design será visualizado em formato impresso e digital ou apenas em um?

4. Explore suas opções e divirta-se.

As fontes do Google são projetadas para funcionar bem (tempo de carregamento mais rápido, legibilidade digital confiável), mas não tenha medo de explorar outros serviços de fontes da web. Estes são alguns dos nossos favoritos:

5. Considere fontes personalizadas.

Se você quiser ter uma saída ainda mais criativa com sua escolha de fonte, consulte um designer gráfico . Fique de olho no designer que também é ilustrador e tem experiência em tipografia. Esses assistentes de design podem criar fontes totalmente personalizadas de acordo com sua preferência. Você acabará com um recurso totalmente único para sua identidade visual, e isso é simplesmente incrível.