Qual a melhor definição de outplacement - Ecap consultoria

Qual a melhor definição de outplacement

Outplacement

Outplacement é uma tendência mundial na área de Recursos Humanos. Cada vez mais empresas percebem a importância de cuidar dos seus colaboradores até mesmo no momento das demissões. 

Esse termo se refere  a uma solução elaborada por profissionais qualificados com o objetivo de conduzir com empatia e respeito os processos de demissão. 

Empresas que colocam esse método em prática se destacam no mercado, ganham o respeito e admiração de seus colaboradores e até mesmo diminui o número de processos trabalhistas.

São diversas vantagens, mas em especial, a possibilidade de contribuir para que os profissionais demitidos consigam novas oportunidades, se estabeleçam e continuem com uma carreira de sucesso. 

Esse novo conceito vem justamente para mostrar que as demissões não precisam ser momentos ruins, de ansiedade e medo. Para empresas e profissionais, esse processo pode ser mais leve e harmonioso.

Com o outplacement, a empresa contrata uma equipe especializada para dar um suporte profissional e emocional ao colaborador para que ele entenda qual caminho quer seguir e como conseguir uma nova oportunidade de emprego. 

Esse método proporciona a oportunidade do colaborar conseguir uma nova posição no mercado e de uma transformação profissional e até mesmo pessoal. Se sua empresa ainda não trabalha com outplacement, é o momento certo para começar a estudar essa estratégia.

A seguir, saiba mais sobre esse método e entenda como aplicá-lo no seu negócio. São diversas vantagens para ambos os lados, tanto a empresa quanto o colaborador se beneficiam com o outplacement. Entenda!

Qual a definição de outplacement?

Outplacement é um modelo de desligamento humanizado de colaboradores, o qual visa tornar este momento mais respeitoso e empático. Foi criado nos EUA na década de 60, mas só chegou ao Brasil por volta dos anos 80. 

Desde então, essa estratégia vem ganhando espaço no país. O motivo para tanto sucesso é simples: é uma sistema ganha-ganha. Ou seja, o outplacement proporciona benefícios para todos os envolvidos, tanto os colaboradores quanto a empresa.

Trata-se de um apoio profissional e psicológico para ajudar o ex- colaborador a se recolocar no mercado de trabalho, trilhar caminhos positivos em sua carreira e até mesmo traçar estratégias para mudar de área, começar a empreender ou qualquer que seja seu objetivo profissional.

Não é uma consultoria de recolocação profissional, é muito mais que isso! Outplacement proporciona apoio psicológico e emocional para que o colaborador ultrapasse os desafios desse momento, os quais podem ser devastadores para a pessoa.

Afinal, ao ser demitido, muitos pensam na família, sustento da casa, como vão continuar pagando as contas, entre outras questões. É um momento delicado, mas que pode ser superado com mais tranquilidade com o apoio de um psicólogo e pessoas especializadas no mercado de trabalho para ajudá-los (as) a se reerguer.

Como o outplacement é feito?

Como dissemos, não é uma estratégia que visa apenas a recolocação profissional. Outplacement se dá por um conjunto de medidas que visam tornar o momento da demissão menos traumático ao profissional.

Essa estratégia fornece amparo e, principalmente, ferramentas para que o colaborador consiga dar os próximos passos com mais rapidez e facilidade.  Na prática, é mais simples de entender qual a abordagem dessa estratégia. Confira!

Ao demitir ou planejar a demissão de algum colaborador, a organização contrata uma empresa especializada em Outplacement. A equipe contratada começa planejamento o desligamento, caso ainda não tenha sido feito. 

Então, analisa o perfil do profissional, entenda o motivo da demissão, seu comportamento, dentre outras características e traça um plano para o comunicar de forma humanizada, com cuidado.

Também indica como esse processo de demissão deve acontecer para a empresa, para evitar processos trabalhistas ou outros transtornos. Após o desligamento, o profissional recebe um apoio psicológico para saber lidar com a situação e também identificar quais os próximos passos. 

Isso é: identificar se deseja continuar na mesma carreira, mudar de planos ou começar a empreender, por exemplo. É o momento de definir seus objetivos e metas profissionais.

Com isso em mente, a equipe vai traçar um plano de ação para que o profissional atinja suas metas e consiga alcançar seu objetivo. Identificarão seus pontos fortes e fracos, vão atualizar seu currículo e até mesmo te indicar cursos, palestras, e workshops. 

Também dão orientações de como se portar em entrevistas, como está o mercado atualmente, quais as oportunidades nesse segmento, entre outras dicas. É um acompanhamento individual e bastante eficiente ao preparar a pessoa para seus próximos passos na carreira.

Benefícios do outplacement: é um sistema ganha-ganha

Ambos os lados ganham com o outplacement, mas quais são os reais benefícios? Para o colaborador, as vantagens ficam evidentes, uma vez que minimiza os efeitos negativos que uma demissão pode gerar e o prepara para novas oportunidades.

Mas também para a empresa, os pontos positivos podem não ficar claro. Sua organização deve apostar nessa estratégia porque além de garantir o bem-estar das pessoas, com o outplacement, é possível fortalecer sua imagem no mercado, ser valorizada diante de seus funcionários e clientes, reduzir processos trabalhistas, entre outras vantagens