Seu salário durante o estágio

estagiario
estagiario

A escola finalmente acabou. Você tem seu diploma no bolso e agora quer realmente começar. É hora do primeiro passo em seu futuro profissional – o início de um estágio! Você pode ter que voltar para a escola, mas finalmente receberá uma renda extra e/ou salário de verdade por isso. E o que é mais legal do que finalmente ser autônomo e ganhar seu próprio dinheiro? Já se foi o tempo em que você precisava ser supereconômico com o dinheiro do bolso. Agora você pode ir ao cinema ou fazer compras sem ter que pedir dinheiro aos seus pais, não poderia estar melhor.

Em vez disso, você se depara com outras perguntas cada vez com mais frequência em sua vida cotidiana: “Por que o salário bruto é maior do que o salário líquido?”, “O que devo fazer se meu salário simplesmente não é suficiente para viver?”, “Posso Posso pagar meu próprio apartamento? ”- Nós nos perguntamos essas e outras perguntas e procuramos respostas para vocês.

1. Quanto você recebe durante o estágio?

Agora você finalmente consegue seu próprio dinheiro, mas quanto realmente e o que isso depende do que você ganha em seu treinamento? Pergunta difícil. Mas não se preocupe, a solução para o problema é uma boa pesquisa! Afinal, os salários (ou verbas para treinamento) diferem não apenas de empresa para empresa, mas também de filial para filial. Outro fator pode ser um acordo coletivo existente. Portanto, você deve descobrir de antemão exatamente qual é a remuneração adequada para a ocupação de treinamento desejada. Nós vamos te dizer como fazer isso melhor.

Quanto ganho no meu estágio?

Não há uma resposta geral para isso. O pagamento do seu estágio depende de muitos fatores: por exemplo, o setor em que você está fazendo o seu estágio e se há acordos coletivos aos quais sua empresa está vinculada. Além disso, a remuneração muitas vezes aumenta a cada ano de seu estágio, de modo que você ganha mais no terceiro ano do que no primeiro. De acordo com um estudo do Instituto Federal de Educação e Formação Profissional, os formandos ganharam em média 1040 reais brutos mensais em 2021.

E não se esqueça: por ser uma média, há cursos de treinamento em que você ganha mais – mas também muitos em que ganha bem menos. Portanto, é melhor descobrir mais sobre empregos individuais em nossos perfis de trabalho .

Você se interessa por estágios nos quais ganha muito? Em seguida, dê uma olhada em nossa lista dos estágios mais bem pagos .

2. Qual é a diferença entre salário, salários e remuneração?

A maioria das pessoas e empregadores entendem que salários e salários são a mesma coisa. Provavelmente existe uma diferença entre esses dois termos: para calcular os salários, apenas as horas efetivamente trabalhadas são levadas em consideração. Obviamente, é problemático se o horário de trabalho variar de mês para mês devido a feriados ou férias. A situação de pedidos naturalmente também tem impacto sobre os salários – se houver apenas alguns pedidos, os trabalhadores são parcialmente liberados. Se, por outro lado, você fizer horas extras, será pago imediatamente. O salário, por outro lado, é um valor fixo que você recebe mensalmente e que independe das horas de trabalho efetivo. Portanto, o salário permanece o mesmo mês após mês!

Como estagiário, você receberá uma remuneração durante o estágio, o chamado auxílio-formação. Você recebe isso em troca do trabalho que realizou. Semelhante ao salário, você também recebe um valor fixo mensal para o seu auxílio-estágio, afinal, você tem o direito de ser pago pelos seus serviços.

3. O salário mínimo se aplica a mim como estagiário?

Até agora não havia salário mínimo para estagiários na Brasil. Mas isso mudou nesse meio tempo. Desde 1º de janeiro de 2020, os estagiários também têm direito a uma remuneração mínima por lei. O salário mínimo dos estagiários é regulamentado pela Lei de Formação Profissional, de abrangência nacional, que foi revisada em 2019.

Para si, isto significa em termos concretos: Se iniciou a seu estágio em 2020, receberá pelo menos 1040 reais brutos por mês. Se o seu estágio começar em 2021, haverá pelo menos 1040 brutos por mês no primeiro ano de estágio. Existem, no entanto, algumas exceções.

A quem se aplica o salário mínimo – e a quem não?

O novo salário mínimo aplica-se aos formandos que iniciam o estágio a partir de 2020, regulamentada na Lei da Formação Profissional em âmbito nacional ou no Código do Artesanato. Os estagiários do comércio, por exemplo, os potenciais cabeleireiros ou limpa-chaminés, beneficiam em particular disso. Frequentemente, estes formandos ganham menos de 500 reais por mês.

No entanto, a remuneração mínima não se aplica a todas as profissões ou setores. Existem várias exceções: Por exemplo, os estagiários de enfermagem são uma exceção. O trabalho é regulamentado na Lei de Enfermagem. O mesmo acontece com as profissões da saúde escolar, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos ou terapeutas ocupacionais, cada um com suas próprias leis.

Os aprendizes para se tornarem educadores ou auxiliares técnico-biológicos também não recebem o salário mínimo. Esses treinamentos não são padronizados em todo o país, mas são regulamentados de forma diferente em cada estado da federação.

Além disso, o salário mínimo legal não se aplica se o empregador e os sindicatos já tiverem celebrado um acordo coletivo. Mas, na verdade, isso não é um problema, porque muito poucos acordos coletivos prevêem bolsas de formação inferiores a 500 reais. Se sua empresa lhe paga de acordo com a tarifa, seu salário geralmente é superior ao salário mínimo.

E: Se você iniciou seu estágio em 2019 ou antes, infelizmente não tem direito ao novo salário mínimo.

4. O que bruto / líquido realmente significa?

Bruto – o que ganho durante meu estágio?

Certas coisas estão aparentemente disponíveis apenas em pares: Itchy e Scratchy, Tom e Jerry, Fix e Foxi ou gross e net. Você nomeia esses casais ao mesmo tempo, sem realmente pensar neles. As palavras cruzam seus lábios tão automaticamente que – se você for honesto – você nem sabe, por exemplo, se Itchy é o gato ou o rato. Certamente tem o mesmo sentimento quando se trata daquele que é provavelmente o casal mais famoso do vocabulário salarial alemão: bruto e líquido. Juntos, eles são fortes. Se eles atuam sozinhos, muitas vezes precisamos de explicações! O que é realmente o que agora?

Gross é a parte simpática da dupla. O termo é derivado da palavra latina “brutus” e significa “impuro” ou “total”. Portanto, quando você fala sobre o salário bruto, você se refere ao salário puro que recebe de seu empregador. Porém, sem deduções de impostos e contribuições previdenciárias. E é aí que entra a segunda parte da dupla.

5. Posso conseguir um emprego de meio período durante meu treinamento?

Se, apesar de todas as ajudas e subvenções, o seu dinheiro não chega, é simplesmente muito escasso ou pretende ganhar alguns reais a mais, ainda tem a oportunidade de arranjar um emprego a tempo parcial. Apesar do treinamento em tempo integral, você pode realmente aceitar um segundo emprego, no qual pode ganhar no máximo 450 reais por mês. No entanto, você deve informar sua empresa de treinamento sobre isso! Este trabalho só pode ser recusado se você quiser trabalhar para uma empresa concorrente ou se seu desempenho no trabalho em treinamento for prejudicado. 

Então se, por exemplo, você passa a noite como garçom e a falta de sono é perceptível em seu treinamento. Você também deve ter cuidado para não trabalhar muito, caso contrário, poderá rapidamente ter problemas com a Lei de Proteção ao Trabalho Juvenil. Isso especifica exatamente quantas horas você pode trabalhar por semana. Também deve ficar claro para você que, se ganhar muito, não terá mais direito a pensão por filho ou pensão por moradia. 

O que significa salário de acordo com a tarifa?

Quando as pessoas falam sobre salários e auxílio-treinamento, em algum momento os acordos coletivos também entram em cena. Explicaremos o que são as tarifas e como lê-las corretamente.

O que é um acordo coletivo?

É celebrado um acordo coletivo entre uma associação de empregadores e de trabalhadores. Um acordo coletivo é sempre celebrado por um período determinado de tempo, após o qual os acordos são renegociados. Entre outras coisas, o acordo coletivo declara:

  • o que os funcionários e estagiários devem receber, pelo menos em termos de salário ou subsídio de treinamento
  • se há sobretaxas para horas extras, bem como trabalho aos domingos e feriados e quão altas elas são
  • se há férias e bônus de Natal
  • quantos dias de férias você tem direito

Existem muitos acordos coletivos diferentes na Alemanha. A maioria dos setores, como o comércio a retalho, a indústria metalúrgica, a indústria química ou o comércio especializado, têm os seus próprios acordos colectivos. Eles são chamados de acordos coletivos da indústria ou associação. Exemplos de acordos coletivos da indústria e associação são:

  • Acordo Coletivo da Indústria Química
  • Acordo coletivo da indústria metalúrgica