Como a pandemia influenciou positivamente as lojas online

Empreender-Online-Pandemia
Empreender-Online-Pandemia

A pandemia do novo coronavírus, que se instalou pelo mundo em 2020, trouxe mudanças que vão ficar para sempre. Algumas situações podem até se normalizar, mas as compras pela internet são uma mudança definitiva.

As vendas on-line eram uma tendência, sendo que há muito tempo os especialistas afirmavam que os negócios precisavam se ajustar a isso o quanto antes. Mas a pandemia chegou e com ela muitas lojas acabaram fechando.

Isso aconteceu porque esses negócios não se adaptaram, investindo em uma boa plataforma de vendas. Com as pessoas dentro de casa para conter o vírus, é óbvio que as compras pela internet registrariam aumento.

Quem investiu em sua loja on-line conseguiu sobreviver e ainda conquistou mais uma maneira de aumentar seus lucros, sem precisar fazer grandes investimentos.

Pense na loja virtual como uma filial da sua empresa, e não como uma medida temporária. Aliás, acreditar que o site vai apenas quebrar um galho enquanto a pandemia não acaba é um erro e tanto.

Os consumidores já perceberam o quanto as compras pela internet são positivas, por isso, neste artigo, vamos mostrar quais foram as medidas adotadas pelos negócios e como foi o crescimento das vendas pela internet em 2020.

A chegada da pandemia no Brasil

Os primeiros sinais do vírus apareceram na China em dezembro de 2019, sendo que a partir disso, ele começou a circular por outros países, principalmente na Europa.

No Brasil, o novo coronavírus surgiu em março e se espalhou rapidamente, levando a sociedade a buscar alternativas para contê-lo.

Houve, inclusive, uma reforma comercial em vários sentidos, a começar pelas mudanças na modalidade de trabalho de muitas pessoas. Diversas empresas optaram pelo home office para manter o negócio ativo e não amargar prejuízos.

Contudo, o setor mais afetado, de fato, foi o comércio. Durante meses, muitas lojas físicas precisaram fechar as suas portas, devido às imposições de contenção do vírus.

Pessoas circulando em locais fechados, como shoppings, tornou-se sinônimo de perigo para a saúde pública, que poderia entrar em colapso a qualquer momento, e isso de fato aconteceu em alguns estados.

Só que essa interrupção das atividades comerciais trouxe muitos prejuízos, principalmente para os pequenos e médios negócios. Sem poder abrir as portas, como o comércio sobreviveria?

Desde o início, a internet se mostrou a saída para muitas situações, e com o varejo não foi diferente. A partir disso, comerciantes dos mais variados setores se apegaram às vendas on-line para não deixar as coisas piorarem.

Por exemplo, uma empresa de confecção de uniformes investiu na criação de uma loja virtual, para que pudesse continuar atendendo seus clientes e manter as vendas em alta.

Só que aquela medida que a princípio era uma solução momentânea deu tão certo que as plataformas de vendas on-line se tornaram mais um canal definitivo para muitas marcas.

Isso porque comprar pela internet já era uma tendência, visto que a cada ano, o número de consumidores que compram produtos e serviços pela web só cresce.

Quem não acreditou ou não deu importância para essa estratégia, teve que lidar com uma situação bem complicada, por isso, muitas lojas acabaram fechando as portas.

As medidas adotadas por quem se deu bem conseguiram suprir as demandas do mercado. E no próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre elas.

Medidas adotadas pelo comércio

O foco do comércio em 2020 foram as vendas on-line. Pelo fato de não poderem atender o público presencialmente, empresas, como uma loja de sinalização de segurança, passaram a vender pela internet.  

Para implementar esse tipo de negócio, adotaram algumas medidas, como optar por medidas mais simples e baratas. Nesse caso, o objetivo era começar a vender imediatamente, sem criar outras expectativas, como o crescimento do negócio.

As empresas pertencentes ao comércio também investiram em comunicação com seus clientes, por meio de estratégias em marketing digital. E dentre as principais, temos:

  • Anúncios;
  • Produção de conteúdo;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Entre outras.

Foi dessa maneira que os clientes e consumidores em geral se conscientizaram da nova modalidade de venda adotada pelas companhias.

A comunicação ganhou novos horizontes, sendo que em uma situação de emergência, aplicativos de mensagem se tornaram aliados desses negócios. Tudo para que a distância entre lojas e clientes fosse diminuída ao máximo.

Sem a possibilidade de atender presencialmente os consumidores, foi preciso se tornar mais acessível a eles, com isso, muitos negócios, como uma loja de brindes personalizados, investiram no Google Meu Negócio.

Ao cadastrar a loja nessa plataforma, o empreendedor fornece informações importantes sobre a empresa, com fotos, endereço e, claro, o site de compras.

As plataformas escolhidas foram aquelas que facilitam as vendas por outros canais também, como no caso do Facebook. Inclusive, aliar o site às redes sociais é importante para que o cliente fique sabendo de sua existência, bem como para facilitar o fluxo de vendas.

Assim, ao ver um anúncio que a empresa roda no Facebook, o cliente pode clicar nele e ser redirecionado ao site de compras.

As vendas on-line cresceram, mas as empresas que mais se destacaram durante esse período de mudanças e adaptações foram aquelas que diversificaram seus canais, fazendo vendas pelo telefone, por exemplo.

Ademais, esses empreendedores começaram a pensar em longo prazo. Em primeiro lugar, eles perceberam que as vendas on-line vieram para ficar, então, descartaram essa solução como algo temporário.

Em vista disso, eles trabalham cada vez mais no aprimoramento do site e em seu atendimento pela internet. Além disso, estão investindo em recursos para entregar melhor e mais rápido os seus produtos.

Por isso, investimentos em soluções ligadas à plataforma, como a terceirização de TI, tornaram-se necessários para garantir destaque em meio à concorrência.

No entanto, pelo fato de muitas lojas e empresas ligadas ao comércio investirem nas vendas on-line, a concorrência no ambiente virtual aumentou muito.

Em vista disso, passou a ser necessária a aplicação de estratégias em marketing digital, principalmente para que o negócio conquistasse mais visibilidade.

Você deve estar pensando que tudo isso só elevou os gastos de uma loja, não é mesmo? Mas não. O marketing digital possui recursos muito mais simples, eficientes e baratos do que as ações comuns.

Além disso, sustentar uma plataforma de vendas on-line é menos custoso do que uma loja física, o que levou muitos comerciantes de pontos físicos a optarem apenas por essa modalidade.

A prestação de serviços também cresceu, como no caso de uma empresa de assessoria aduaneira, que atende seus clientes exclusivamente pela web.

E para comprovar o que estamos dizendo, no próximo tópico, vamos mostrar como as vendas pela internet cresceram em 2020.   

O crescimento das vendas on-line em 2020

2020 foi considerado o ano do e-commerce, devido ao crescimento expressivo desse tipo de compra e venda. Para se ter uma ideia, o e-commerce brasileiro cresceu 56,8% em comparação a 2019.

Além disso, as compras sofreram um aumento de 65,7%, movimentando bilhões durante o ano inteiro. Em outras palavras, muita gente comprou e muitos negócios lucraram.

Empresas de vários setores, desde loja de roupas até as que prestam terceirização de folha de pagamento, encontraram na internet a saída para todos os seus problemas.

Tal crescimento se deve à pandemia e também às mudanças no comportamento do consumidor.

Ao observarem que estavam em uma situação que atrapalhava o consumo, muitos recorreram às compras on-line como uma medida de urgência, mas acabaram gostando da experiência.

Ou seja, mesmo quando a pandemia estiver completamente sob controle, a tendência é que as pessoas continuem comprando cada vez mais pela internet.

O mercado reagiu bem a essas mudanças, tendo em vista que algumas empresas faturaram muito mais durante a pandemia. Isso acontece porque as vendas pela internet não se restringem a uma região.

Por exemplo, uma empresa de auditoria independente pode prestar seus serviços para companhias em qualquer lugar do mundo.

Ademais, o setor que mais cresceu em vendas pela web foi o de Moda, tendo lojas que chegaram ao impressionante número de 2.000% de crescimento de tráfego em sua plataforma de vendas.

Você acredita mesmo que em vista de tanto sucesso, as vendas pela internet vão diminuir? Segundo especialistas, a tendência é que as lojas virtuais mantenham um crescimento acelerado nos próximos anos.

Portanto, se você ainda não adaptou o seu negócio, precisa repensar essa decisão, pois os consumidores modernos estão preferindo todas as vantagens de comprar pela internet.

Conclusão

A pandemia está sendo um período complicado e de muitas mudanças, mas por incrível que pareça trouxe oportunidades de crescimento para o comércio.

Vender pela internet é a maior prova disso, e com planejamento e investimento, qualquer negócio pode, além de sobreviver a esse período, crescer e se tornar melhor, atendendo às demandas do consumidor moderno. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos