Como abrir uma empresa de cursos online? Veja 6 dicas indispensáveis!

Como abrir uma empresa de cursos online
Como abrir uma empresa de cursos online

Saber como abrir uma empresa de cursos online ou qualquer outro tipo de negócio é necessário para garantir que todo o processo acompanhe as leis e as regras do setor.

Além disso, há algumas dicas essenciais para começar o seu negócio com o pé direito, sem erros ou falhas que podem prejudicar a imagem e a reputação da empresa nos seus primeiros meses de vida.

Se quiser saber quais são os passos indispensáveis para garantir o funcionamento e regulamentar a sua marca no mercado, continue a leitura deste artigo até o final. 

Com um passo a passo simples e dicas valiosas, montamos um guia completo para você abrir o seu negócio e oferecer cursos online, independentemente do nicho que escolher trabalhar. 

Como começar?

É normal muitas ideias surgirem no momento em que se decide abrir uma empresa. Principalmente se ela funcionar de modo online. Afinal, a internet e as ferramentas tecnológicas oferecem uma vasta oportunidade de caminhos e estratégias.

Por isso, antes de mergulhar de cabeça nas ideias levantadas, entenda se elas fazem sentido para o público que deseja atingir. Como? Defina o público-alvo e a persona do negócio.

Quais serão os tipos de cursos oferecidos? Eles serão mais abrangentes ou focados em algum nicho, como aulas de português para concursos? Qual é o perfil do seu cliente ideal? Quais são suas necessidades e expectativas? Quais são suas preferências e seus desejos?

Outro ponto fundamental é entender o orçamento disponível para colocar o negócio em funcionamento. Se precisar, no início, você pode contar com o suporte de plataformas de cursos online e disponibilizar seus cursos sem precisar realizar grandes investimentos.

Após fazer esse trabalho inicial de definição de público-alvo e persona e tipos dos cursos oferecidos, comece a estruturar o seu negócio. Veja a seguir o passo a passo para aprender como abrir uma empresa de cursos online sem estresse ou dor de cabeça.

Como abrir uma empresa de cursos online?

Veja a seguir um guia completo para você entender como abrir uma empresa de cursos online sem ter prejuízos financeiros ou dificuldades em conseguir seus primeiros alunos.

Escolha uma plataforma EAD

O modo mais rápido de iniciar a sua empresa é por meio de uma plataforma EAD já estabelecida no mercado e que disponibiliza múltiplas funcionalidades necessárias para oferecer um bom serviço.

Desse modo, ao contratar uma plataforma de cursos online, você adquire também as funções administrativas, métodos de pagamento, gestão de matrículas, biblioteca, fóruns de discussão, ótimos recursos de publicação e divulgação das aulas e até elaboração de certificados de cursos e treinamentos.

Legalize a abertura da empresa

Esse passo é essencial para entender como abrir uma empresa de cursos online: legalizar o seu papel de empreendedor.

Para garantir a confiança do público e a credibilidade da marca, mesmo que não seja obrigatória a normalização imediata, coloque seus cursos no ar após regularizar a abertura da empresa.

Afinal, é necessário ter um CNPJ para emitir notas fiscais, contratar funcionários e fornecedores, abrir conta no banco e pedir empréstimos, entre outras situações.

Para ajudar a deixar tudo conforme a lei exige, conte com o suporte de um advogado e contador.

De acordo com o SEBRAE, para saber como abrir uma empresa de cursos online, é preciso:

  • definir um nome corporativo e verificar se ele está disponível para uso;
  • registrar legalmente a empresa na junta comercial e ter um CNPJ;
  • registrar o negócio na Prefeitura Municipal;
  • conseguir o alvará do Corpo de Bombeiros;
  • pedir o alvará de funcionamento;
  • cadastrar a empresa na previdência social;
  • registrar todo o aparato fiscal.

Um detalhe importante é que os cursos online precisam apenas de Inscrição Municipal. A Inscrição Estadual é cobrada apenas para negócios que produzem e/ou vendem mercadorias.

E mais: não se esqueça de registrar a sua marca para que ninguém mais possa utilizá-la. O site do INPI fornece um passo a passo sobre esse registro. Veja aqui!

Crie e registre o seu domínio

Outra questão que traz confiança e credibilidade ao abrir uma empresa de cursos online é ter o seu próprio domínio. Ou seja, o seu site e e-mail próprio.

Escolha o nome para o seu site e coloque-o no domínio www.nomedasuaempresa.com.br.

Mas, como fazer um? O site Registro.br mostra quais domínios estão livres para uso e permite o registro do seu. O processo é simples e rápido.

Elabore a sua identidade visual 

Além do logo, é preciso pensar em toda a identidade visual da empresa. Afinal, ela reflete a imagem que você quer passar para o mercado, a sua essência e o tipo do seu negócio.

Uma identidade visual bem-elaborada traz credibilidade à marca e facilita a identificação do negócio pelo público.

Todas as peças usadas para a comunicação interna e externa, como o marketing, vão utilizar a sua logomarca, fontes e cores determinadas. Ou seja, é preciso entender o conceito da empresa e transmiti-lo por meio de cores, letras e layout.

O mais indicado é contratar uma equipe ou um profissional de design gráfico e branding para estruturar todo esse processo para você.

Monte a sua plataforma de cursos online

Agora com tudo pronto para mostrar a sua marca ao mundo, monte o seu site de forma funcional para que os alunos encontrem a sua empresa com facilidade.

Ele deve seguir técnicas de SEO e de usabilidade para que as pessoas achem o site, confiem nas informações vistas e comprem os cursos disponíveis.

Invista no marketing digital

Para ser lembrado, é preciso ser visto. E o marketing digital oferece diversas alternativas de divulgação de negócios.

Defina seu principal objetivo com o marketing, determine estratégias, delimite o orçamento e faça um planejamento completo de ações e práticas para gerar leads e fechar mais vendas.

Se o orçamento for curto inicialmente, foque em usar de forma estratégica as redes sociais, criar um blog com conteúdos ricos e informativos, ofereça demonstrações gratuitas, envie e-mail marketing com regularidade utilizando a segmentação de clientes para determinar os materiais enviados e, quando puder, faça anúncios pagos no Google Adwords.

Use as ferramentas tecnológicas a seu favor para mensurar os acessos ao seu site e blog, como Google Analytics e Google Search Console;

Aprender como abrir uma empresa de cursos online é fundamental para criar uma base sólida e investir no crescimento e no sucesso do negócio. Imagina só se a sua marca ganha visibilidade no mercado, mas outra empresa usa o mesmo nome que a sua? Nada agradável, não é mesmo?

Por isso, siga o passo a passo recomendado e dê o primeiro passo rumo ao seu sucesso com a venda de cursos online!
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.