Quem se desloca pela cidade de bicicleta aro 29 concordará que ir de um lugar para outro em uma grande metrópole pode ser muito cansativo. Bicicletas elétricas com alguma “potência” extra são ótimas para lhe dar um impulso, mas podem ser caras e até atrair ladrões. É por isso que uma startup com sede no Brooklyn decidiu projetar o CLIP, um motor eletrônico portátil e destacável que transforma qualquer moto em uma bicicleta elétrica.
Este kit de conversão de bicicleta elétrica parece o mesmo que seu nome: um clipe. É compatível com todas as bicicletas urbanas, montanhosas e híbridas com um pneu dianteiro de 26″ a 28″. CLIP é tão leve quanto um laptop, cabe em sua mochila e você pode simplesmente colocá-lo e removê-lo de sua bicicleta conforme necessário. Com uma estrutura preta e painéis laterais de alumínio escovado, é elegante e moderno o suficiente para ficar bem em qualquer bicicleta. Ele incorpora um motor de 450 W alimentado por uma bateria de 36 V e 144 Wh, permitindo que os viajantes atinjam um máximo de 24 kmh dentro de um alcance de 15 a 25 km (uma viagem de cerca de 45 minutos). CLIP também pode ser totalmente carregado em apenas 40 minutos, então você está sempre pronto para ir.
“[Percebemos] que a solução para esse problema tinha que ser matizada e aplicada a uma grande demografia de viajantes urbanos”, explica Somnath Ray, co-fundador e CEO da CLIP. “A solução tinha que ser portátil e leve, para que pudesse ser facilmente desmontada após cada uso e levada com ela, para que não pudesse ser roubada. Também tinha que ser modular e econômico, de modo que uma pessoa que não possui uma bicicleta ou tem uma complicada viagem intermodal pode levá-la com eles e usá-la em bicicletas compartilhadas; ou apenas alugá-lo em uma máquina de venda automática.
É leve como um laptop e cabe na sua mochila.