Recebimento de encomendas, faz parte do trabalho de portaria? - Ecap consultoria

Recebimento de encomendas, faz parte do trabalho de portaria?

O trabalho de portaria embora seja muito antigo ele está muito atual, com os países ficando cada vez mais industrializados e crescendo a quantidade de habitantes, fez com que a necessidade de porteiros sejam grandes.

Veja a quantidade de prédios, quantas portarias não existem e enormes recebimentos de encomendas.

As trocas de serviços estão numa crescente, dessa forma o controle deve ser importante para evitar todo tipo de contratempo. Diante disso os porteiros devem atuar da melhor maneira possível no controle de entradas, saídas e armazenamento de encomendas.

Para isso é importante uma boa qualificação em algum curso e disposição.

Então você verá a necessidade de uma boa portaria no recebimento de encomendas e como deve ser todo o processo.

Recebimento de encomendas, faz parte do trabalho de portaria?

O trabalho de um porteiro é muito importante, com mais de 400 mil no Brasil, mas a tendência é de crescer a cada dia é maior devido a quantidade de abertura de condomínios e empresas.

Somente em São Paulo a quantidade de condomínio pode chegar a 31 mil. Então você pode notar como é grande essa área de portaria, isso sem contar as empresas, Shoppings, hospitais e outros mais.

Entender sobre encomendas é uma das coisas que preocupa o síndico e os moradores no geral devido a grande quantidade de roubos que vêm ocorrendo em várias regiões do Brasil.

Isso porque as maiores causas de incidentes envolvendo entradas de bandidos e de outras pessoas indesejadas tem permitido certa facilidade de acesso no local. Além disso, até os moradores contribuem para que certo tipo de imprevisto aconteça.

Outra coisa muito importante é que não pode haver negligência da parte do porteiro com relação às encomendas e correspondência, como perder alguma carta que é muito esperada, como alguma confirmação necessária por carta..

Esse tipo de situação é infelizmente comum em vários condomínios, sendo um desconforto para o síndico, porteiro e morador.

Devemos lembrar que pela lei um porteiro pode ser condenado por alguma negligência do dever ou pior por ter contribuído diretamente com uma situação ruim.

Então veremos logo aqui embaixo como é o trabalho com encomendas e porque ele deve ser feito com muita dedicação

Como é o trabalho de encomendas

Um dos principais problemas que ocorrem é o porteiro não conferir a encomenda no momento da entrega. Isso acontece comumente e traz grande desconforto e atrito por assinar algo na pressa e pressão da entrega.

Dessa forma o que acontece é o porteiro assinando algo que às vezes nem recebe devido a pressa do funcionário da entrega, além disso tem a chance de receber algo errado sem ter visto antes.

Então você pode notar que receber encomenda faz parte do trabalho de um porteiro, porque ele é a porta de entrada de pessoas, veículos, encomendas e de prestadores de serviço.

Embora o recebimento seja muito importante, ela não pode ser violada, normalmente isso é causado por uma falta de atenção do porteiro por receber uma mercadoria sem conferir direito.

O modo como essa situação acontece é que na entrega a responsabilidade fica com o porteiro, sendo que a empresa já tem como satisfeito o seu trabalho, porém se tiver alguma situação de violação o porteiro jogará a culpa na empresa e vice versa.

Esse tipo de coisa criará um clima chato entre morador, porteiro e síndico que tentará lidar com o problema.

Uma situação que pode acontecer em alguns casos é o porteiro não receber a encomenda, negando e muitas vezes não deixa claro sobre o recebedor da mercadoria. Sendo assim, tudo acaba voltando ao seu lugar de origem e levando o morador a correr atrás.

Além disso, deve haver um armazenamento das encomendas, porque quando isso não acontece a chance dela serem extraviadas são grande permitindo depois um bate boca com o porteiro, coisa que poderia ser resolvida

Um responsável pelo recebimento de mercadorias

Embora o porteiro normalmente seja o responsável por receber mercadorias, o síndico pode também designar essa função de receber para zelador do local. O grande objetivo disso é que a entrega chegue ao dono no condomínio certo.

Porém, nas reuniões deve ser informado quem serão os responsáveis para não haver problema de cobrar a quem não deve. Inclusive mais de um funcionário ficará encarregado em seu turno específico.

Para realizar esse tipo de função é necessário um bom treinamento. Além disso, é importante que o condomínio tenha regras de entrega para não causar tumulto, especificando datas, mas de acordo com cada situação da encomenda.

É importante que sejam criadas regras de entrada e saída de mercadorias, com anotações em cadernos ou em algum aparelho eletrônico e estar atento aos prazos de cada correspondência.

Ainda é importante dar um baixa em cada entrega e certificar de cada condomínio recebeu a sua encomenda.

Existem mais detalhes em relação ao tema em cursos online com certificado na área. Por isso recomendo que você melhore suas habilidades!

Importância de se fazer um curso de porteiro

Fazer um curso de porteiro é muito bom, e ajudará a lidar com todo tipo de ocorrência que possa vim. Muitos deles são feitos online e com um bom certificado, não é caro, porém, há cursos gratuitos na net.

No curso você aprenderá muita coisa no ramo de portaria como: saber como receber cada mercadoria e correspondências, como lidar com pessoas especiais, que precisam de um atendimento diferenciado.

Inclusive saber como receber prestadores de serviço, avisando o morador responsável pelo chamado. Aprenderá a lidar com situações de emergências, como algum incêndio, pessoas presas no elevador e etc.

No curso saberá lidar com algumas tecnologias, como  usar os mecanismos do portão, olhar a câmera, ter controle sobre as chaves que são guardadas. Além de  lidar com todo tipo de ocorrência, controle de pessoas, registros.

Essa é uma breve lista do que é aprendido no curso de porteiro, existem mais detalhes, mas esses são o suficientes e já mostrou uma ideia de como você trabalhará.

Conclusão

Esse artigo foi importante para você? Percebeu como é importante ser um bom porteiro e como deve executar o trabalho da melhor maneira possível? Quanto mais você fizer algo com dedicação e esforço o seu trabalho será recompensado.

Aqui você soube que um porteiro deve receber as encomendas e isso deve ser feito de modo responsável e profissional.

Escolha este tipo de carreira, que é sólida e bastante confiável. Você poderá ter opções incríveis para renovar seu estilo de vida.

Então recomendo começar hoje um curso de porteiro.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.